AIP Les nouveaux certifiés en MDDCT exhortés au respect des valeurs clés pour une réussite professionnelle ANG Cooperação/PR defende necessidade de mais esforços coletivo para fazer face à situação de alterações climáticas no litoral da sub região ANG Desporto/Sport Bissau e Benfica mantém-se isolada na liderança da Guiness-Liga MAP Développement en Afrique : Mme Benali appelle à des financements abordables à long terme MAP Le Maroc et la Sierra Leone engagés à conclure une feuille de route 2024-2026 de coopération de nouvelle génération (Communiqué conjoint) MAP Maroc/Mauritanie : les collectivités territoriales invitées à s’inscrire pleinement dans l’Initiative Royale pour l’Atlantique MAP La Sierra Leone s’inscrit pleinement dans les Initiatives Royales pour l’Afrique de l’Ouest (Communiqué conjoint) ATOP Les ZAAP, une solution pour le développement de l’agriculture togolaise ATOP L’agropole de Kara enregistre des résultats « satisfaisants » ATOP des jeunes d2sœuvres et apprenants en peinture renforcent leurs capacit2s

Porto Novo/Tarrafal de Monte Trigo: Mar revolto invade casas e coloca em perigo as famílias


  3 Février      30        Environnement/Eaux/Forêts (6465),

 

Porto Novo, 03 Fev (Inforpress) – O mar revolto que se faz sentir há três dias no Tarrafal de Monte Trigo, Porto Novo, Santo Antão, está a invadir as habitações e a colocar em perigo as famílias que vivem na zona de Praia.
O representante das autoridades marítimas no Tarrafal de Monte Trigo, Simão Évora, confirmou à Inforpress que a situação é de pânico no seio das famílias, cujas casas estão a ser invadidas pelo mar bravo, colocando em perigo a vida dessas pessoas.
Para suster a fúria do mar, os moradores estão a montar barreiras com sacos de areia, mas, mesmo assim, o mar não tem poupado as habitações na baía do Tarrafal de Monte Trigo, zona de Praia.
“Estão a correr sérios riscos”, avançou este responsável, adiantado que uma idosa, cuja residência foi afectada, teve que ser socorrida.
O presidente da Associação dos Pescadores do Tarrafal de Monte Trigo, Isaías Pires, informou que “há muito tempo” não se via “o mar do Tarrafal tão furioso”.
“Está a colocar em perigo as casas e a paralisar por completo a actividade pesqueira na localidade”, precisou a mesma fonte.
O mar revolto está também a condicionar a circulação rodoviária na localidade, provocando danos na estrada de acesso à baía do Tarrafal.
As famílias insistem na necessidade de se avançar com o muro de protecção das casas na baia do Tarrafal de Monte Trigo, onde o mar revolto, além de destruir equipamentos sociais, tem estado, praticamente todos anos, a invadir casas.
O Ministério da Administração Interna, através do Serviço Nacional da Protecção Civil (SNPC), tem manifestado a sua “disponibilidade” em discutir com as autoridades municipais um plano de intervenção nessa zona, que está exposta à “acção muito severa” do mar, neste período do ano.

Dans la même catégorie