AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Portugal: IX Festival Internacional “O CUBO” homenageia Cabo Verde e a cantora brasileira Carla Visi


  3 Novembre      31        Arts & Cultures (2985), Cinéma (431),

 

Lisboa, 03 Nov (Inforpress) – A 9ª edição do Festival Internacional de Cinema em Língua Portuguesa “O CUBO” arranca hoje, em Lisboa, e decorre até 06 de Novembro, em homenagem a Cabo Verde e a cantora brasileira Carla Visi.

O Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV) foi lugar escolhido para a sessão de abertura do festival “O CUBO”, como o lema “Vem pro nosso quadrado, é CUBO, é gratuito, é só dar PLAY!”, que tem como curador Fabiano Cafure, e como júris, Eridan Leão, JuliWexel, Mariah Viamonte e ÓtavioMonti.

“Nosso comprometimento com a saúde pública e bem-estar social é o que nos pauta ao idealizar e programar as actividades híbridas que farão parte da versão 2022 do IX Festival de Cinema da Língua Portuguesa. Nossos homenageados serão o país de Cabo Verde e a cantora brasileira Carla Visi”, explica a organização.

De acordo com a mesma fonte, esta primeira edição pós-pandemia foi organizada com responsabilidade e espírito de solidariedade universal, após uma quarentena de quase dois anos e de “perdas de vidas queridas”.

“Batuque” e “Sonho de liberdade”, com a direcção de Júlio Silvão Tavares (Cabo Verde), “Dadeci”, com a direcção de Lara Plácido (Cabo Verde) e “Homi Grande”, com a direcção de Grace Ribeiro (Cabo Verde), serão os documentários em exibição na sessão de abertura.

A abertura do festival também será a oportunidade para a apresentação do filme “A Conta por favor “, de Fabiano Cafure (Portugal), resultado da 17ª edição do projecto “Faça um filme”.

“A fita cor de rosa” de Mon de Anjo (Cabo Verde) é outro filme cabo-verdiano a ser exibido, para além de trabalhos portugueses e brasileiros que vão ser passados nos quatro dias do festival.

Dans la même catégorie