Lisboa, 14 Jul (Inforpress) – O mais recente livro de Osvaldo Lopes da Silva, intitulado “Crónicas Soviéticas” e que retrata a experiência do autor nesse país, onde se formou, nos anos de 1960, em Economia, é lançado hoje em Lisboa.
Com a chancela de Rosa de Porcelana Editora, o lançamento da obra em Portugal acontece no Grémio Literário de Lisboa, pelas 18:30 (16:30 em Cabo Verde), contando com a apresentação do investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, Julião Soares Sousa.
“‘Crónicas Soviéticas’ é ensaio histórico e memorialístico, que foca sobretudo (mas não exclusivamente) na década de 1960 em diante e nos três momentos que estigmatizam as ligações do autor com a (hoje) ex-URSS, cuja identificação e arrumação periodológica é indispensável para a compreensão da conveniência e mesmo da oportunidade da vinda a público, em boa hora, das Crónicas ‘Soviéticas’”, refere a editora.
De acordo com a mesma fonte, no prefácio da obra que foi apresentada em Cabo Verde, o investigador Julião Soares Sousa afirma através da leitura do livro que é possível ter a “oportunidade de revisitar um tempo histórico sem dúvida idiossincrático e em que o autor faz desfilar vários acontecimentos e várias personalidades que foram (mal ou bem e para o mal ou para o bem, dependendo das perspectivas analíticas de cada um) verdadeiros protagonistas”.
Osvaldo Lopes da Silva nasceu na ilha de São Nicolau (1936) e é considerado um dos “mais importantes” nomes da História de Cabo Verde, esteve na luta pela independência da Guiné e Cabo Verde (1961/74) como comandante da Artilharia na Frente Leste.
Com a proclamação da independência de Cabo Verde em 1975, assumiu as pastas ministeriais da Economia e Finanças, até 1986, e de Transportes, Comércio e Turismo, até 1990.
Foi-lhe outorgado a condecoração do Primeiro Grau da Ordem Amílcar Cabral e em 2011 publicou o livro “Nos tempos da minha infância”.