MAP Afrique du Sud : neuf personnes sur dix n’ont pas accès à un traitement de santé mentale (organisme) ANG Desporto/Sport Bissau e Benfica a duas vitórias para sagrar o campeão nacional da Guiness-Liga ANG Cooperação/”China está disposta a apoiar Guiné-Bissau dentro de sua capacidade para alcançar desenvolvimento almejado”, disse Embaixador Renhuo MAP Afrique du Sud : neuf personnes sur dix n’ont pas accès à un traitement de santé mentale (organisme) MAP Maroc: L’économie a fait preuve de résilience (Banque mondiale) ANG Desporto/Sport Bissau e Benfica a duas vitórias para sagrar o campeão nacional da Guiness-Liga MAP Sénégal: L’Afrique représente plus de la moitié des urgences sanitaires dans le monde (responsable OMS) ANG Cooperação/”Reino de Marrocos vai continuar a disponibilizar bolsas de estudos para estudantes guineenses”, afirma Carlos Pinto Pereira ANG Cooperação/”China está disposta a apoiar Guiné-Bissau dentro de sua capacidade para alcançar desenvolvimento almejado”, disse Embaixador Renhuo ANGOP La FILDA/2024 va mettre en exergue la production agricole familiale

Portugal: Ministros das Saúde da CPLP debatem estratégia de cooperação para 2023-2027


  9 Mars      57        Santé (15598),

 

Lisboa, 09 Mar (Inforpress) – Os ministros da Saúde nos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão reunir-se esta quinta-feira, para apreciar e deliberar sobre o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da comunidade (PECS-CPLP) para 2023-2027.
A reunião extraordinária, que acontece por videoconferência, conforme o Secretariado Executivo da CPLP, com sede em Lisboa, acontece a convite da ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta, enquanto presidência em exercício da CPLP.
O encontro, conforme a mesma fonte, irá contar, para além com as participações dos ministros da Saúde dos Estados-membros, também com representantes das entidades assessoras da CPLP para o sector da saúde.
Entre essas entidades, estão a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).
O Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS-CPLP) representa um “compromisso colectivo de cooperação horizontal e estruturante” entre os Estados-membros da CPLP no sector da saúde.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é uma organização internacional formada por países lusófonos, cujo objectivo é o “aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros”, fundada em 1996.
Fazem parte da CPLP, Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial.

Dans la même catégorie