AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

PR compromete-se a promover as “grandes potencialidades” de São Salvador do Mundo


  16 Février      47        Politique (25166),

 

Achada Igreja, 16 Fev (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, terminou uma visita de três dias ao município de São Salvador do Mundo, e comprometeu-se a promover as “grandes potencialidades” desse município do interior de Santiago.

O chefe de Estado falava durante uma conversa com os jornalistas por ocasião dos seus 100 dias de mandato como o mais alto magistrado da Nação, evento que teve lugar no Salão Paroquial de Achada Igreja, em São Salvador do Mundo (Picos), sob o lema “100 dias construindo pontes”.

“Foram bons momentos e foi uma visita que considero muito positiva”, observou José Maria Neves, explicando que escolheu Picos para esta sua primeira visita pela “sua importância histórica, económica e política”.

Outrossim, prosseguiu, deve-se ao facto de este município, criado em 2005, ter uma reduzida base tributária, reduzida capacidade de mobilização de recursos e também por ter alguns indicadores muito abaixo da média nacional.

Não obstante ter um índice muito baixo de água canalizada e estar entre os municípios com menor taxa de vacinação, com apenas 68, 4 por cento da população elegível com a primeira dose da vacina, o chefe de Estado destacou as suas “grandes potencialidades” que são a agricultura, o turismo e a indústria agro-alimentar.

“O meu grande objectivo é levantar o espírito da Nação, mobilizar as autoridades locais, os cidadãos e a sociedade civil para assumirmos o novo protagonismo do desenvolvimento”, apontou ainda como razão que o levou a este concelho com 8.631 habitantes.

“A nossa ideia é também promover estes elementos, [as potencialidades], as vantagens comparativas que existem, explicitar a vocação dos diferentes espaços e trabalhar no sentido do seu melhor aproveitamento”, concretizou Neves.

Durante os encontros com as autoridades locais, forças vivas, actores políticos, estudantes e população das localidades visitadas, o Presidente da República prometeu usar a sua magistratura de influência para a resolução dos principais desafios dos Picos, que são a água, o desencravamento, a habitação social e a questão fundiária.

Além do encontro com jornalistas e outros profissionais de comunicação social para fazer o balanço dos 100 dias como Presidente da República, José Maria Neves visitou a FAMI-PICOS, os artesãos de pano de terra e de balaios e terminou a sua visita no período da tarde com uma deslocação à comunidade de Faveta para contacto com a população local.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) de 2017, o concelho de São Salvador do Mundo tinha à data uma população residente de 8.631, sendo 49,1 por cento (%) do sexo masculino e 50,9 % do sexo feminino, representando 2,9% a nível da ilha de Santiago e 1,6 % a nível de Cabo Verde.

No campo da educação, os dados apontam que 80,6% da população com 15 ou mais anos é alfabetizada, com maior incidência na faixa etária entre 15-24 anos, em que a taxa sobe para 97,9%.

Relativamente ao mercado de trabalho, o INE estima que 41,4% da população activa de São Salvador do Mundo encontra-se ocupada, sendo 51,1% homens e 32,5% mulheres.

A taxa do desemprego ronda os 10,4%, sendo 12,9% nos homens e 6,6% nas mulheres, sendo que o desemprego afecta 31,0 % dos jovens (15-24).

Nas condições de vida, 96,4% dos 1.873 agregados familiares têm acesso à electricidade, 69,4% e 28,5 % têm acesso à casa de banho e água canalizada (rede pública), respectivamente, 37,1% usam contentores para evacuação do lixo, 31,2 % usam gás para cozinhar e 67,4 % usam a lenha.

No acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o telefone fixo chega a 6,5% das habitações, 77,2% têm televisão, 3,8% têm televisão por assinatura, 20,2% têm computador e 9,8% tablet e 66,9% usam internet

Dans la même catégorie