MAP Dakhla: Coup d’envoi du forum « Seafood 4 Africa 2024 » MAP L’économie bleue, un des moteurs de transformation les plus prometteurs pour l’Afrique (président de la FENIP) APS SENEGAL-AFRIQUE-HANDBALL / Championnat d’Afrique féminin : le Sénégal élimine le Cameroun et se qualifie en demi-finale ANP Education : Le Premier Ministre rencontre les syndicats du secteur de l’éducation et de la formation APS SENEGAL-MONDE-DIPLOMATIE / Bassirou Diomaye Faye aux Emirats et au Qatar APS SENEGAL-INNOVATIONS / Démarrage du concours Hackathon 2024 pour primer les meilleurs développeurs de projets innovants APS SENEGAL-SPORTS-NECROLOGIE-REACTION / Décès d’Ambroise Sarr : l’hommage du chef de l’Etat à une « figure emblématique de notre sport national » APS SENEGAL-SOCIETE / La représentante d’Onu Femmes évoque des solutions pour mettre fin aux violences faites aux femmes et aux filles APS SENEGAL-CHINE-LITTERATURE / Amadou Lamine Sall, lauréat du prix international de poésie ‘’1573 Golden antilope Tibétaine 2025’’ APS SENEGAL-SPORT-NECROLOGIE / Décès d’Ambroise Sarr, figure emblématique de la lutte sénégalaise

PR diz que mais do que um crime violência contra mulheres é uma afronta aos valores da nossa sociedade


  25 Novembre      5        Société (47305),

 

Cidade da Praia, 25 Nov (Inforpress) – O Presidente da Republica, José Maria Neves, disse hoje que « a violência contra as mulheres não é apenas um crime, mas uma afronta aos valores fundamentais da nossa sociedade” e que é importante o envolvimento de todos nesta luta.
Numa nota enviada à Inforpress, o chefe de Estado dirigiu uma mensagem aos cabo-verdianos, alusiva ao Dia Internacional para a Erradicação da Violência contra as Mulheres, comemorada hoje, 25 de Novembro, na qual sublinhou a importância de envolver mais os homens nesta luta, reforçando que « esta é uma causa de todos nós ».
José Maria Neves reconheceu os progressos já alcançados na protecção das mulheres destacando a implementação de programas de apoio às vítimas e a criação de um ambiente legal mais protectivo.
Contudo apelou a um redobrar de esforços para que cada mulher que sofre violência encontre, no Estado e na sociedade, o apoio necessário para se libertar e reconstruir a sua vida com dignidade.
A erradicação da violência contra as mulheres, afirmou o Presidente, « exige políticas públicas eficazes, educação para a igualdade, empoderamento das famílias, assim como uma cultura de respeito e solidariedade ».
O mais Alto Magistrado da Nação comprometeu-se a continuar a trabalhar para a promoção de relações baseadas no respeito mútuo, na igualdade e na não-violência.
O Presidente da República dirigiu-se, em especial, aos jovens apelando à sua participação activa na construção de um futuro livre de violência.
É preciso que aprendamos desde cedo a valorizar a igualdade entre homens e mulheres e a rejeitar qualquer forma de discriminação”, disse.
Na sua mensagem, o Presidente exortou todos os cabo-verdianos a se unirem na construção de um Cabo Verde onde todas as mulheres possam viver livres do medo e da violência, de acordo com o lema da campanha deste ano: « Nem mais um minuto de silêncio ».

Dans la même catégorie