APS Kédougou: des enseignants s’investissent pour une effectivité du concept »Ubbi tey, Jang tey » MAP Présidentielle en RDC: l’opposant Martin Fayulu confirme sa candidature MAP Abidjan: Participation du Maroc au 6ème Salon international de l’agriculture et des ressources animales MAP Dakar:  »Bienalsur » fait don d’une œuvre d’art au Monument de la renaissance africaine AIP Côte d’Ivoire: Onze centres de santé reçoivent des équipements pour améliorer leur plateau technique MAP La Somalie demande une pause technique de trois mois pour la phase 2 du retrait des troupes de l’ATMIS (CPS) MAP La BAD lance des rapports par pays sur les besoins de financement des changements climatiques et de la croissance verte en Afrique APS Université Assane Seck : réception d’une série d’infrastructures au campus social APS Des lauréats du Concours général en visite à l’Académie internationale des métiers de l’aviation civile (document) APS « Bienalsur » fait don d’une œuvre d’art au Monument de la renaissance africaine

PR reitera necessidade de resolver pendências laborais para garantir qualidade do sistema educativo


  18 Septembre      7        Education (6857),

 

Cidade da Praia, 18 Set (Inforpress) – O Presidente da República disse hoje esperar que o novo ano lectivo decorra na normalidade e tranquilidade, reiterando a necessidade de se resolverem as pendências laborais e que se estabeleça um clima de diálogo para garantir qualidade no sistema educativo.
Na sua mensagem sobre o início do novo ano lectivo, José Maria Neves saudou, com “muita alegria”, os alunos, professores, pais e encarregados de educação, bem como os funcionários e todos aqueles que estão envolvidos neste processo de construção do futuro de Cabo Verde.
“Reitero os votos de que, com o início deste ano lectivo, as pendências relacionadas com questões laborais sejam resolvidas e que se estabeleça um clima de diálogo, de confiança e de bom senso. Desta forma pode-se propiciar um bom ambiente de trabalho, reforçar a motivação e garantir mais eficiência e qualidade ao sistema educativo”, sublinhou.
Num mundo cada vez mais competitivo, defendeu que é necessário colocar o acento tónico numa educação de excelência com a ambição de conseguir recrutar os melhores professores, bem formados, com preparação sólida, com solidez científico-pedagógico, garantir uma formação contínua e criar as condições para mantê-los motivados e na carreira.
“Concomitante com a atenção a ser dispensada com a qualidade do corpo docente, a rede de infra-estruturas e o seu modelo de organização, os equipamentos e os programas, devem merecer uma preocupação similar”, disse.
O Chefe de Estado lembrou que para se alcançar os resultados preconizados, é necessário ultrapassar os desafios que passam pela consensualização do processo da reforma do sistema educativo, mobilidade dos docentes, melhoria da acessibilidade em algumas estradas de penetração.
O aumento da segurança no transporte de alunos quando estes têm de recorrer a carrinhas de caixa aberta, a redução da superlotação de algumas turmas, a diminuição do abandono escolar e a redução da discrepância de aproveitamento entre meninas e rapazes, são entre outros desafios a serem vencidos.
Entretanto reconhece o trabalho, dedicação e entrega das várias gerações de professores, que segundo o mesmo, têm dado o seu melhor e um contributo inestimável para a formação de cabo-verdianas e cabo-verdianos, em todas as áreas do saber e no progresso de Cabo Verde.
O mais alto magistrado da Nação, aproveitou a ocasião para enaltecer a relevância que as famílias cabo-verdianas têm dado à educação, ao longo de várias gerações, através de esforços contínuos em investir na educação dos filhos.
“Espero que se conserve o entendimento de que a melhor via para a ascensão social é pelo caminho da educação e confiamos que a escola consiga transmitir e acrescentar aos homens e mulheres de amanhã bons valores, relacionados com a tolerância, convivência pacífica e empatia”, sublinhou.
Para finalizar, José Maria Neves manifestou a sua gratidão e respeito pela classe e que sejam dados passos significativos para uma melhor dignificação dos professores.

O ano lectivo 2023/2024 em Cabo Verde arrancou hoje com aproximadamente 130 mil alunos e 6.500 professores sob o lema: “resiliência e confiança para uma educação de qualidade”.

Dans la même catégorie