MAP Kenya: l’ancien ministre du Trésor arrêté dans une affaire de corruption AGP Gabon/DNI : Validation du rapport de la commission économie AIP Le ministre Vagondo Diomandé s’inspire de l’expérience allemande en matière de sécurité et de protection civile AIP L’Assemblée nationale approuve les projets de loi sur la gestion de la faune et la protection des éléphants AIP Championnat du monde de karaté: Les deux médaillés ivoiriens en Bulgarie de retour à Abidjan AIP Le préfet de Koun-Fao se réjouit de la dynamique de cohésion sociale observée dans son ressort territorial AIP Les membres du réseau du SMIT attendus à Grand-Bassam pour valider le cahier de charges AIB Burkina : Plus de 100 médecins outillés par la CARFO sur la réparation des risques professionnels et la production des certificats médicaux AGP Crise Gabon-Angola : une délégation gabonaise dépêchée à Luanda pour apaiser les tensions MAP Sénégal: Une mission du FMI attendue à Dakar (presse)

Praia: BNCV realiza feira do livro especial de Natal e Ano Novo para promover a literatura infanto-juvenil


  29 Novembre      26        Culture (1490), Livres (386),

 

Cidade da Praia, 29Nov (Inforpress) – O Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV) inaugurou esta segunda-feira, na Cidade da Praia, uma feira de livro especial de Natal e Ano Novo, para promover a literatura infanto-juvenil e o hábito de leitura.
A feira do livro, promovida pelo Ministério da Cultura, através da BNCV, está aberta até 30 de Dezembro na Biblioteca Nacional e apresenta livros de diferentes interesses e com preços muito acessíveis.
A curadora da Biblioteca Nacional, Matilde Santos, em declarações à imprensa, disse que a aposta nos livros infanto-juvenis porque é a fase que se reforça a importância do livro e da leitura.
“O objectivo é pô-las em contactos com os livros e demonstrar que podemos adquirir e desenvolver o nosso conhecimento, bem como a nossa capacidade crítica, a partir dos livros”, apontou a responsável.
Por isso, defendeu que é importante continuar a apostar numa dessas vias de promoção da leitura, “que é a Feira de Livro”, através da democratização do livro, “conforme a política do Governo”.
“É preciso incentivar a leitura através do contacto mais próximo com o livro (…) e durante a feira vamos ter a visita de várias escolas, para que as crianças tenham esse contacto com os livros e, a partir disso, estimular os pais a comprar”, explicou a curadora da BNCV.
Por sua vez, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, garantiu que a aposta na realização de feiras de livros está a ser “ganha” por estar a se conseguir esvaziar o acesso de livros e incentivar a leitura “que é o papel da Biblioteca Nacional”.
“Precisamos de ter nova pujança no Orçamento de Estado de 2023 para investir em mais publicações e em novos autores “, explicou Abraão Vicente, avançando que em 2023 vão ser relançados os prémios literários Orlanda Amarílis e Mário Fonseca.
Em relação à organização da feira do livro especial de Natal e Ano Novo, o governante disse que a BNCV está a contribuir para que a época festiva dos cabo-verdianos seja de qualidade para quem quer oferecer presentes de qualidade”.
“O livro continua a ultrapassar qualquer outro presente, porque é conhecimento, o que não tem um período temporal de validade, por isso queremos incentivar e lançar este apelo com esta feira do livro”, rematou o ministro.

Dans la même catégorie