ANP FSSP : Les retraités de la SONITEL et Niger Télécom contribuent pour 200.000f au fonds ANG Ambiente/”Guiné-Bissau aposta na protecção dos mares”, afirma ministro do Ambiente, Biodiversidade e Acção Climática ANG Sociedade/Disputa de posse de Terra entre populares de “Djal” e “Ponta Zamora” resulta em uma vitima mortal e vários feridos ANG Comunicação social/Televisões e rádios sem transmissões na Guiné-Bissau há várias semanas ANG Comércio/Governo suspende subvenção para aquisição do arroz AIP Abidjan accueille le 5ème Forum régional Afrique-Europe « Notre Futur » AIP Onze élèves ivoiriens vont participer à une compétition mondiale de robotique aux Etats-Unis AIP Eurocham et ses partenaires lancent le projet « S’investir durablement ensemble » à Abidjan MAP Soudan: 391 décès dus au choléra et à la dengue ANP Le CNSP et les syndicats étudiants échangent sur la situation et les défis du secteur de l’éducation au Niger

Presidência cabo-verdiana da CPLP “cumpriu a sua missão” – Ministro dos Negócios Estrangeiros


  14 Juillet      43        Politique (25313),

 

Cidade da Praia, 14 Jul (Inforpress ) – O ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, disse que a presidência cabo-verdiana da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) “cumpriu a sua missão”.
“A presidência cabo-verdiana, não obstante, a pandemia da covid–19, vem cumprindo o seu programa”, afirmou o governante, que reconheceu que “não tem sido fácil”, por causa das limitações que o vírus impôs à circulação de pessoas não só no espaço da Comunidade, mas em todo o mundo.
“Graças à tecnologia e ao profissionalismo dos técnicos da CPLP e dos Estados-membros, através de plataformas virtuais, foi possível assegurar as reuniões estatutárias da organização e as concertações a todos os níveis: político-diplomático, cooperação, incluindo a promoção e a difusão da língua portuguesa”, precisou Rui Figueiredo Soares.
O chefe da diplomacia cabo-verdiana fez essas considerações,terça-feira em conferência de imprensa, para o balanço sobre a presidência cabo-verdiana da CPLP.
Esta conferência de imprensa aconteceu algumas horas antes de Rui Figueiredo Soares deixar o País com destino a Luanda (Angola), onde vai participar no Conselho de Ministros da CPLP, que prepara a Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade, que marca o início da presidência angolana da organização intercontinental, sob o lema: “Construir e fortalecer um futuro comum e sustentável”.
A conferência de mais alto nível da CPLP realiza-se este sábado em Luanda.
A presidência cabo-verdiana regozija-se com o facto de ter levado à consideração da Cimeira de Luanda o projecto de Acordo de Mobilidade na CPLP, um “instrumento que, tendo presente a diversidade do espaço e a particularidades internas de cada Estado-membro, institui uma base para a criação progressiva de condições que visem a facilitação da mobilidade entre os países que compõem a CPLP”.
“Trata-se de um projeto ousado e, obviamente, necessário para uma organização que se quer integrada num ambiente global marcado pela competitividade e aspiração cada vez maior a livre circulação de pessoas e bens, imperativos da economia global”, sublinhou o ministro.
Reconheceu, entretanto, que até se chegar ao referido acordo houve “negociações difíceis e confronto de ideias”, mas, ressaltou, “com a clara vontade política dos Estados-membros”, o texto foi apreciado e consensualizado na XV Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP, realizada em Março deste ano.
Instado a pronunciar-se sobre alguns posicionamentos de que o Acordo de Mobilidade, além de ser “limitado” é, também, “classista”, assegurou à Inforpress que não pretendiam um acordo que fosse “óptimo”, mas sim um “bom acordo que constitui uma excelente base de partida” e que, eventualmente, as críticas possam ser tidas em conta e, no futuro, “os Estados-membros possam alargar ainda mais o Acordo de Mobilidade”.
“Não é um acordo óptimo. É um acordo bom que cria todas as condições para dar-nos mais espaços… e não imaginam o quanto foi difícil para a presidência pro tempore de Cabo Verde conciliar os diversos interesses e as diversas posições dos Estados-membros”, admitiu Figueiredo Soares, acrescentando que foi conseguido este “feito histórico”, o qual “marca indelevelmente a presidência cabo-verdiana e a própria CPLP nestes seus 25 anos”.
A Presidência pro tempore de Cabo Verde, informou o governante, considera a cultura um “recurso estratégico, um factor de desenvolvimento económico e um meio eficaz para combater as disparidades sociais económicas e geográficas que ainda existem no interior das fronteiras nacionais”.
Assim, na sua opinião, a Comunidade deve envidar esforços no sentido de criar um mercado comum das artes, da cultura e das indústrias criativas da CPLP, que ofereça novas oportunidades aos artistas, promotores e agentes culturais, potenciando dessa forma a economia dos Estados-membros.
Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP.
Numa recente entrevista à Lusa, o presidente da República, e em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, afirmou esperar que na XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo, em Luanda, seja possível “avançar-se um pouco” no estatuto de observador associado, atribuído actualmente ao dobro do número de países membros.

Dans la même catégorie