AIP Côte d’Ivoire – AIP / La ministre Mariatou Koné exhorte les élèves à prendre leurs études au sérieux AGP Boké-Tourisme: Une caravane internationale touristes étrangers attendue le 30 novembre dans la région AGP Guinée/Formation : 11 institutions d’enseignements supérieurs sur 17 habilitées à délivrer des diplômes session 2020-2021 selon un résultat provisoire de l’ANAQ AIP Côte d’Ivoire-AIP/Eliminatoire mondial 2023 : Les éléphants basketteurs triomphent des Angolais (57-56) AIP Côte d’Ivoire-AIP/ La FAAPA préoccupée par la probable dissolution de l’Agence béninoise de presse APS LA FSAPH MISE SUR LA COMMUNICATION POUR LA RATIFICATION DU TRAITÉ DE MARRAKECH APS LES ÉLEVEURS SOLLICITENT L’AIDE DE L’ETAT POUR DÉVELOPPER LA CULTURE FOURRAGÈRE APS QUELQUE 3.355 GÉNISSES IMPORTÉES ENTRE 2017 ET 2021 APS YOUSSOU NDOUR SOLLICITÉ DANS LE COMBAT POUR LA RATIFICATION DU TRAITÉ DE MARRAKECH MACKY SALL PRÉSIDE À DAHRA LA JOURNÉE NATIONALE DE L’ÉLEVAGE

Presidenciais 2021/ José Maria Neves garante que será o presidente de todos os cabo-verdianos


  18 Octobre      18        Politique (19503),

   

Bissau,18 Out 21(Inforpress) – O Presidente da República eleito, José Maria Neves, garante que será o presidente de todos os cabo-verdianos nessa missão, que afirma, vai assumir com toda a humildade, serenidade e responsabilidade.
“Dizer que se trata de uma enorme responsabilidade presidir à nação cabo-verdiana nestes tempos. Recebo esta vitória com uma grande humildade, que sempre me caracterizou, e assumo como missão servir Cabo Verde”, disse,no domingo, adiantando tratar-se de “uma grande vitória” do povo de Cabo Verde.
Nesta sua primeira declaração à imprensa, José Maria Neves realçou que quer ser um presidente que une, que protege e cuida e assegurou que vai trabalhar para unir todos os cabo-verdianos.

O candidato que foi apoiado politicamente pelo PAICV (oposição) garante que será um árbitro imparcial, um fiscalizador da acção governamental, um apaziguador dos conflitos e um presidente que irá colaborar com o Governo e com as autoridades locais e toda a sociedade cabo-verdiana para juntos fazerem face aos desafios que o país tem pela frente.

“Serei um presidente que irá sugerir, aconselhar, apoiar os outros órgãos de soberania, particularmente o Governo. Um presidente que irá dialogar com todos, desde logo os partidos políticos e sindicatos, as fundações, as universidades e todas as instituições relevantes de Cabo Verde”, acrescentou.

A sua intenção é ainda de unir a nação global cabo-verdiana, e promete que mobilizará todas as competências de Cabo Verde enquanto uma nação diaspórica, transnacional e transmigrantes para colocá-las ao serviço de Cabo Verde.

José Maria Neves agradeceu a todos aqueles que trabalharam para o sucesso da sua candidatura, sublinhando que foi um engajamento cívico “extraordinário”. Agradeceu igualmente o apoio do PAICV, dos militantes dirigentes e amigos dos outros partidos que contribuíram para que esta candidatura fosse uma candidatura vencedora.

“Esta candidatura é uma candidatura transversal e por isso irei ser, precisamente por isso, um presidente de todos”, disse, reafirmando que será um presidente “amigo e parceiro”.

José Maria Neves salientou que com a crise, que ficou agravada pela pandemia, é preciso um grande “Djunta Mon” de todos os cabo-verdianos, de todos os órgãos de soberania, das autoridades, dos sindicatos das universidades, e dos partidos políticos, das universidades e todos os cidadãos para com a força de todos, o país possa enfrentar os desafios futuros.

O ex-primeiro-ministro José Maria Neves foi eleito Presidente da República de Cabo Verde à primeira volta, com 51,5% dos votos, nas sétimas eleições presidenciais realizadas domingo, de acordo com os dados provisórios e vai substituir o presidente Jorge Carlos Fonseca, que deixa o cargo depois de cumprir dois mandatos.

Dans la même catégorie