AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais ACI Congo/Formation: Plus de dix femmes journalistes reçoivent leurs certificats de participation ACI Congo/Education: Construction prochaine de l’Institut sino-congolais de la Route de la soie à Kintélé

Presidenciais 2021: José Maria Neves inicia campanha em São Vicente e propõe deslocar-se a todas as ilhas


  30 Septembre      44        Politique (25163),

 

Cidade da Praia, 30 Set (Inforpress) – O candidato presidencial José Maria Neves dá o pontapé de saída na campanha eleitoral, para as eleições de 17 de Outubro, com um comício na ilha de São Vicente, para a apresentação das suas propostas ao eleitorado sanvicentino.
A escolha de São Vicente para iniciar a caminhada eleitoral, segundo explicou, está enquadrada na sua proposta de descentralização e desconcentração e garante que fará o possível para estar em todos os pontos do país, apesar dos constrangimentos de transportes..
“A minha perspectiva é de descentralizar e desconcentrar e quero dar o exemplo na campanha e no exercício da função presidencial. Então a campanha será muito descentralizada, muito presente em todas as ilhas do país, em todos os municípios e comunidades, e farei o possível para estar em todos os pontos do país. Há o constrangimento dos transportes, mas farei os possíveis para estar em todo o país”, disse.
José Maria Neves propõe uma campanha que seja “alegre, elevada e com muita leveza de espírito”, para o debate de ideias e construção de soluções e uma campanha inovadora, com ideias e propostas novas e diferentes.
“É o que tenho feito. Desde o lema da campanha às minhas propostas, nós temos já inovado. Fomos o único candidato que escolheu mandatários da sociedade civil no quadro da criação de um grande movimento-cidadão em todas as ilhas, em todos os municípios e em toda a diáspora. Nunca se fez uma mobilização de tal envergadura”, realçou o ex-primeiro-ministro.
O candidato propõe também uma !campanha despartidarizada”, para que a mesma seja “efectivamente” um movimento cívico cidadão, capaz de mobilizar a sociedade civil cabo-verdiana para enfrentar os desafios dos futuros.
José Maria Neves, que se auto-define como um “democrata, que respeita as diferenças, uma pessoa tolerante”, candidata-se pela primeira vez ao cargo de Presidente da República, para, segundo diz, continuar a servir Cabo Verde.
Tendo como slogan da sua candidatura “juntemos as mãos, a cabeça e coração para ganharmos Cabo Verde”, aponta a reconstrução do país no pós-pandemia e a modernização do arquipélago para acelerar o passo, como sendo as suas prioridades.
No seu manifesto de candidatura, Neves destaca a consolidação do estado direito, o reforço da confiança da justiça, a melhoria da coesão social e da prosperidade inclusiva, a descentralização insular e a governação territorial, a unificação do território e o relançamento da economia.
Nas presidenciais do dia 17 de Outubro, concorrem outros seis candidatos – Fernando Delgado, Gilson Alves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.
As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro), venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta com 74% dos votos, para um segundo mandato.

Dans la même catégorie