MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine ANP Le gouvernement Italien réaffirme sa disponibilité à renforcer sa coopération avec le Niger APS SENEGAL-TRANSPORT / Air Sénégal renforce sa flotte avec deux nouveaux aéronefs APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-REACTION / Le président du Niger adresse ses félicitations à Bassirou Diomaye Faye pour son ‘’éclatante victoire’’ APS SENEGAL-LITTERATURE / Bakel abrite la première édition de la journée du livre, en avril

Presidenciais 2021: José Maria Neves promete “programa especial” para garantir habitação condigna às famílias pobres


  14 Octobre      49        Politique (25165),

 

Ponta do Sol, 14 Out (Inforpress) – O candidato presidencial José Maria Neves prometeu esta quarta-feira, em Ribeira Grande, Santo Antão, que se for eleito Presidente da República criará um “programa especial” para garantir que todas as famílias pobres tenham acesso à habitação condigna.
Durante um comício no terreiro de Povoação, o candidato de “djunta mon kabésa y korason” pediu “voto útil” na sua candidatura para que a partir do dia 17 Cabo Verde possa ter um Presidente “amigo, parceiro e com ambição de um futuro melhor” para o país.
O ex-primeiro-ministro lembrou que enquanto Chefe do Governo criou a pensão social mínima e o programa de habitação social “Casa para Todos”. Esclareceu que o Presidente da República não é Governo, mas prometeu mobilizar empresas, autarquias e fundações para continuar a garantir que famílias pobres tenham acesso à habitação condigna.
“Vou lançar, enquanto Presidente da República, uma grande operação para apoiar as famílias pobres em todas as ilhas, na reabilitação e construção de uma habitação condigna. Trata-se de um compromisso pessoal do Presidente da República para as famílias mais pobres e mais carenciados de Cabo Verde”, lançou.
O aspirante ao mais alto magistrado da Nação prometeu ainda, perante a grande moldura humana de Santo Antão, que assistia ao seu comício, ser um Presidente amigo e parceiro das mulheres e da juventude, assegurando que trabalhará para criar uma sociedade de “paz e de amizade e uma sociedade de respeito mútuo”.
“Vamos lutar contra a VBG e implementar políticas públicas que levará a maior igualdade e maior equidade entre homens e mulheres, mas também políticas públicas que levam ao empoderamento das famílias, que levam à paternidade e maternidade responsáveis para que o país possa ter uma sociedade mais justa, mais igual, onde as pessoas mais pobres terão mais abraço solidário do Estado”, acrescentou.
“Eu sou filho de uma mãe solteira e sei qual é o sacrifício que as mulheres cabo-verdianas fazem para criar os seus filhos. Portanto, mulheres de Cabo Verde podem contar com um Presidente da República amigo e parceiro, que apoia no seu empoderamento”, acrescentou.
E se merecer a confiança dos cabo-verdianos residentes e na diáspora, garante que, além de ser um árbitro imparcial, que fiscaliza e dá cartão vermelho quando for necessário, será um Presidente que apoia, que sugere, aconselha, une e protege.
Assim, para além do relançamento da economia no pós-pandemia, apontou outras questões importantíssimas que farão parte da sua agenda de prioridade enquanto chefe de Estado, entre as quais as mudanças climáticas, a transição energética e a transição digital.
Neste penúltimo dia de campanha eleitoral, o candidato apoiado pelo PAICV viaja nesta manhã de Santo Antão para São Vicente, onde logo mais à noite presidirá a mais um comício.
Nas presidenciais do dia 17 de Outubro, concorrem outros seis candidatos – Fernando Delgado, Gilson Alves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.
As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro), venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta com 74% dos votos, para um segundo mandato.
MJB/JMV
Inforpress/fim

Dans la même catégorie