APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / 10ème FRADD : le secrétaire exécutif de la CEA relève ‘’l’urgente” nécessité de se remettre sur la bonne voie pour atteindre les ODD – Agence de presse sénégalaise APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / Le 10 ème FRADD offre une nouvelle opportunité aux pays africains (officiel) ANP Ouverture du Forum sur les droits et inclusion numériques à Accra au Ghana Inforpress UCID considera que Governo deve “assumir em pleno” a questão dos voos inter-ilhas Inforpress Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora Inforpress Câmara da Praia recebe hoje a Tocha da Paz Sri ChinmoyOneness Inforpress Cabo Verde entrega em Junho o relatório da Convenção de 2005 da Unesco sobre diversidade das expressões culturais AIP La plénière du Sénat adopte six projets de loi MAP La Zambie appelle à des mesures strictes pour lutter contre les discours de haine

Presidenciais em São Tomé/ PCD exige recontagem dos votos


  22 Juillet      57        Politique (25354),

 

Bissau, 22 Jul 21 (ANG) – O Partido da Convergência Democrática (PCD) exige que seja feita uma nova contagem dos votos relativos à primeira volta das presidenciais são-tomenses que se realizaram dia 18 de julho de 2021.
O apelo foi feito pelo director de campanha do PCD, João Costa Alegre.

João Costa Alegre, cujo partido ficou em terceiro lugar, disse ter havido uma « fraude massiva » durante a primeira volta das presidenciais são-tomenses.

« Continuamos a insistir que deve haver efectivamente a recontagem de votos. Sobretudo, no nosso caso, estamos a exigir que haja recontagem de votos nas mesas onde nós não estávamos representados. E (…) não é uma reclamação que só a candidatura de Delfim Neves está a fazer. Outras candidaturas também começam a tentar saber, ter ideias, sobre resultados. Portanto, eles querem saber como os dados da Comissão Nacional Eleitoral aparecem. É nesse sentido que nós continuamos a reafirmar que não vamos baixar os braços até que seja esclarecido onde estão guardados os 4497 votos que nós estamos a discutir que sejam para nós, mas esses 4000 votos até podem não ser para a candidatura de Delfim Neves. Mas são votos que têm de nos dizer onde param » , acrescenta Carlos Alegre.

Por seu turno, Carlos Vila Nova, da Acção Democrática Independente, o candidato mais votado na primeira volta das eleições são-tomenses, pede explicações devido ao facto de, na sua opinião, a contagem dos votos ter sido anormalmente demorada.

« Vamos continuar a reagir. Vamos continuar a trabalhar no sentido (de a Comissão Eleitoral esclarecer) o povo são-tomense (sobre) o que se passou. Qual a sua intenção e o porquê da interrupção, e só 24 horas depois fazerem esse anúncio (que) o povo espera. O povo está a sentir-se roubado. Nós, na nossa candidatura, também tudo faremos para respeitar o povo e para que as eleições não manchem, de maneira nenhuma, o amadurecimento democrático que São Tomé tem vivido. Nós (reclamamos, pedindo) explicações em relação ao que aconteceu . Isso já entrou. E agora (…) vamos, como os juristas e os mandatários, em termos legais, com os mecanismo que a lei nos confere – eu não saberei dizer, de momento, que mecanismos – (interpor) também (uma) reclamação ou recurso para o esclarecimento cabal desta situação », disse Vila Nova.

A segunda volta das eleições presidenciais são-tomenses irá realizar-se no próximo dia 8 de agosto, como foi anunciado pela Comissão Eleitoral Nacional.

Os procedimentos e anúncios da Comissão Eleitoral Nacional (CEN) têm sido, entretanto, contestados.

O Observatório de Transparência de São Tomé publicou um manifesto onde pede também esclarecimentos à CEN sobre o paradeiro dos mais de 4 mil votos.

Segundo a RFI, Oscar Baía, membro do Observatório de Transparência de São Tomé e Príncipe, explicou que foi anunciado um determinado número de votantes, mas, se forem somados os votos de todos os candidatos, ficam a faltar mais de 4 mil e quatrocentos votos.

Oscar Baía afirma que esses votos podiam ter influenciado os resultados da primeira volta. Diz que não dariam maioria absoluta a Carlos Vila Nova, mas poderiam ter alterado o resultado dos candidatos que ficaram em segundo e terceiro lugar.

O Observatório de Transparência de São Tomé e Príncipe emitiu por isso um manifesto onde pede à Comissão Eleitoral Nacional que esclareça a população sobre o paradeiro desses votos.

Dans la même catégorie