MAP L’envoyé du Président du Conseil présidentiel libyen exprime les remerciements de son pays à SM le Roi pour le soutien constant à la cause libyenne et souligne l’importance du renforcement de l’UMA APS SENEGAL-ECONOMIE / Saer Niang dit pourquoi le Sénégal mise sur les achats publics durables APS SENEGAL-MONDE-CLIMAT / Changement climatique : plus de 70% des travailleurs exposés aux risques sanitaires (OIT) APS SENEGAL-GOUVERNANCE / Mise en place d’un observatoire national de la démocratie participative APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / 10ème FRADD : le secrétaire exécutif de la CEA relève ‘’l’urgente” nécessité de se remettre sur la bonne voie pour atteindre les ODD – Agence de presse sénégalaise APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / Le 10 ème FRADD offre une nouvelle opportunité aux pays africains (officiel) ANP Ouverture du Forum sur les droits et inclusion numériques à Accra au Ghana Inforpress UCID considera que Governo deve “assumir em pleno” a questão dos voos inter-ilhas Inforpress Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora

Presidenciais’2021: Carlos Veiga apresenta-se no primeiro comício como o garante da estabilidade política e governativa


  1 Octobre      45        Politique (25356),

 

Cidade da Praia, 01 Out (Inforpress) – O candidato presidencial Carlos Veiga afirmou na noite desta sexta-feira, em Vila Nova, Praia, que a vitória da sua candidatura no escrutínio de 17 de Outubro é essencial para garantir a estabilidade política e governativa em Cabo Verde.
No seu primeiro comício desta campanha eleitoral na corrida ao Palácio Presidencial, o candidato apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD, poder), partido que esteve representado neste acto público ao mais alto nível pelo seu presidente, Ulisses Coreia e Silva, e também por representantes da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), disse ser o garante “do voto democrático dos cabo-verdianos”.
“A minha candidatura é importante e necessária, essencialmente num período que Cabo Verde, assim como outros países, passam por dificuldades devido à pandemia”, referiu o pretendente ao Palácio do Platô, para quem, nesta eleição presidencial, “importa saber se a vontade do povo cabo-verdiano expressa nas Legislativas vai ter continuidade em Outubro”.
Perante uma “moldura humana” marcada, sobretudo, pela juventude, Carlos Veiga disse orgulhar-se pelo facto de Cabo Verde ser um País que desde a sua abertura política, em 1991, sempre se pautou por uma estabilidade política, pelo que criticou os candidatos que, a seu ver, estão nesta corrida para “criarem a instabilidade ao Governo”.
“Vamos ganhar estas eleições para unir os cabo-verdianos, lutar contra desafios. O primeiro grande desafio é ganhar a batalha contra a covid-19, para sermos capazes de ter um Presidente da República que suporta e apoia todo o trabalho que tem sido feito pelo Governo e pelo povo cabo-verdiano, de modo que o País regresse ao caminho do desenvolvimento”, asseverou.
Para o primeiro primeiro-ministro da II República, é importante, nesta caminhada, votar na sua candidatura, para que Cabo Verde tenha um Presidente que vá ao encontro das políticas executadas pelo Governo, com vista à recuperação do desenvolvimento, ao crescimento da economia, à redução do desemprego e ao avanço no desenvolvimento social.
Carlos Veiga vai estar esta manhã em contactos directos, porta-a-porta. com o eleitorado do concelho da Ribeira Grande de Santiago, para à tarde deslocar-se à ilha do Maio para as primeiras acção da sua campanha destas presidenciais, fora da ilha de Santiago.
Nas presidenciais do dia 17 de Outubro, nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos, nomeadamente Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.
As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

Dans la même catégorie