MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

Presidenciais’2021: Carlos Veiga promete no Maio ser um “Presidente do Povo” e defensor da “descentralização do poder”


  2 Octobre      40        Politique (25163),

 

Porto inglês, ilha do Maio, 02 Out. (Inforpress) – O candidato Carlos Veiga desembarcou-se na noite desta sexta-feira no Maio, onde depois de ter sido recebido em clima de festa logo à sua chegada ao cais, prometeu ser um “Presidente do Povo e defensor da descentralização do poder”.

Veiga, que chegou à ilha depois de uma viagem marítima de duas horas, realizou um comício improvisado na cidade do Porto Inglês, numa ilha que comparou a “um diamante que está a ser lapidado”, alegando que a dinâmica imprimida ao longo da sua governação nos anos 90, com a instituição do poder local, está a ser continuado numa ilha “com futuro e uma grande contribuição para Cabo Verde”.

Reafirmou que se sente preparado para assumir as funções do Chefe do Estado, como forma de dar uma “grande ajuda” a todo o País, mas especialmente a ilha do Maio, visando a elevação da sua posição.

O antigo primeiro-ministro destacou a sua pretensão em tornar-se “porta-voz, defensor e advogado desta ilha” que, atestou, tem de ser aproveitado em benefício da sua população e de todo o País.

“O Presidente não é o Governo”, explicitou Veiga, ressalvando, contudo, que o Chefe de Estado tem a capacidade de exercer a sua magistratura de influência no sentido de influenciar pela positiva, considerando ser determinante a união em torno do País para que o arquipélago possa recuperar dos constrangimentos criados pela pandemia da covid-19.

“De todos os sete candidatos nesta corrida presidencial, penso que sou o único interessado na união de todos os órgãos de soberania, Governo, parlamento, órgãos judiciários e povo de Cabo Verde, para vencermos o desafio”, referiu.

Carlos Veiga manifestou a sua pretensão em tornar-se um “Presidente activo, dialogante e perto de todas as ilhas e da diáspora”, para se inteirar das dificuldades, desejos e sonhos das populações.

Disse, igualmente, que pretende ser o Presidente “dialogante, da juventude cabo-verdiana, de mulheres, enquanto força da família e da sociedade”, assim como tornar-se “próximo das comunidades cabo-verdianas no estrangeiro”.
Afirmou que que o cargo do embaixador de Cabo Verde nos EUA fez com que se tornasse mais bem preparado para defender a emigração crioula.

À população da ilha do Maio pediu o voto no dia 17 de Outubro, para poder ser eleito o Presidente da República, cargo que o candidato apoiado pelo MpD e UCID considera ser importante, não só para a ilha, mas também para todo o País, mediante a união e esforços de todos os cabo-verdianos.

Carlos Veiga dedicou esta manhã para visitar todas as localidades, para contactos directos com o eleitorado, para no final do dia deslocar-se aos concelhos de Santa Catarina de Santiago e Tarrafal, para prosseguir acções de campanhas.

Nas presidenciais do dia 17 de Outubro, nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos, nomeadamente Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

Dans la même catégorie