ANP Dosso : Saisie de stupéfiants d’une valeur de plus de 30 millions de francs MAP CAN de futsal (3e journée/Groupe A) : Le Maroc se qualifie pour les demi-finales en surclassant la Zambie (13-0) MAP Tan-Tan : la Marine Royale porte assistance à 53 candidats à la migration irrégulière ANP Les accords sur la vente du brut de pétrole nigérien au centre d’un entretien entre le Chef de l’État et l’Ambassadeur de Chine au Niger MAP Nigeria: Des ONG demandent à l’Etat de ne pas autoriser Shell à vendre sa filiale onshore MAP Au 1er anniversaire du conflit au Soudan, Guterres préconise une solution politique AIP Une journée organisée en l’honneur des enseignants de l’UFRICA de l’Université Félix Houphouët Boigny AIP Mise en œuvre des CND : le ministère de l’Environnement lance un appel à projet (Communiqué) AIP La Côte d’Ivoire enregistre une avancée significative dans la lutte contre le changement climatique (Ministre) AIB Soum: L’armée burkinabè pulvérise des pick-up chargés de carburant et de munitions

Presidenciais’2021: Hélio Sanches aceita o veredicto do povo e felicita José Maria Neves


  18 Octobre      56        Politique (25287),

 

Cidade da Praia, 18 Out (Inforpress) –O candidato presidencial Hélio Sanches disse hoje aceitar “democraticamente o veredicto do povo”, que elegeu José Maria Neves como Presidente da República, e disse esperar que venha a ser um Chefe de Estado de todos os cabo-verdianos.
De acordo com os primeiros dados provisórios das eleições presidenciais de hoje, Hélio Sanches ficou no quinto lugar, com 2.102 dos votos, equivalente a 1,2%.
Acompanhado da sua esposa, do mandatário nacional, da juventude, das mulheres e do director de campanha, Hélio Sanches começou por felicitar José Maria Neves como o quarto candidato eleito democraticamente em Cabo Verde.
“Em primeiro lugar, gostaria de felicitar o candidato que, ao que tudo indica venceu as eleições na primeira volta, José Maria Neves, esperando que ele efectivamente venha a ser o Presidente da República de todos os cabo-verdianos”, apontou, afirmando que em “democracia é o povo que ordena e é o povo que decide”.
Hélio Sanches admitiu que os resultados não correspondem às espectativas da sua candidatura, indicando que o maior adversário foi a abstenção.
“Infelizmente, a maior parte dos cabo-verdianos não votou e em democracia é o povo que decide, e nós aceitamos democraticamente os resultados”, mencionou Hélio Sanches.
“Queremos neste momento agradecer a meu mandatário nacional, e aos outros mandatários, aos membros do movimento de apoio à candidatura de Hélio Sanches, que tudo fizeram para com que nos pudéssemos ganhar essas eleições”, sublinhou.
Felicitou ao povo cabo-verdiano pela forma ordeira como se dirigiu às urnas e pela forma democraticamente como fizeram a sua escolha, agradecimento também a todos aqueles que votaram na candidatura de “novos tempos novos líderes” e a todos os outros que não votarem em si.
Disse não estar surpreso com os resultados, sendo que estava ciente de que a abstenção seria o maior adversário, destacando que isso demonstra, porém, que o povo cabo-verdiano tem um grande descrédito em relação aos políticos e não acreditam neles.
“Caberá aos políticos, às autoridades fazer a análise desta situação que conduziu a uma grande abstenção”, indicou.
Hélio Sanches garantiu que vai continuar na vida política e almeja transformar o movimento de apoio à sua candidatura uma fundação, sendo que dispõe de uma estrutura a nível nacional e na diáspora.
“Nós vamos continuar na vida política activa, sendo que a maior parte dos membros são jovens, mulheres que fazem a política como uma missão e amor a Cabo Verde, e a partir de amanhã estarei no meu escritório para retomar a minha actividade profissional como advogado”, avançou.
Para concluir disse esperar que José Maria Neves venha a ser o presidente de todos os cabo-verdiano e que se cumpra com todos os compromissos assumidos com o povo.
O ex-primeiro-ministro, José Maria Neves, é o novo Presidente da República de Cabo Verde, eleito à primeira volta, com 51,5% dos votos, nas sétimas eleições presidenciais realizadas hoje, de acordo com os dados provisórios.
Às eleições presidenciais concorreram sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

Dans la même catégorie