MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

Presidenciais’2021: JMN apoia alteração da Constituição para possibilitar candidatura de cidadãos com dupla nacionalidade


  11 Octobre      33        Politique (25163),

 

Cidade da Praia, 11 Out (Inforpress) – O candidato José Maria Neves declarou-se, este domingo, de acordo com a alteração do artigo 110º da Constituição da República (CR) para permitir que os cabo-verdianos com dupla nacionalidade possam concorrer ao cargo de Presidente da República.

Esse posicionamento foi apresentado durante o segundo debate promovido pela Rádio e Televisão públicas com todos os sete candidatos às eleições presidenciais de 17 de Outubro, em que esteve em análise, de entre os vários assuntos, aspectos relacionados com a política externa e diplomacia cabo-verdiana.

José Maria Neves frisou que Cabo Verde que é Estado transnacional e transmigrante, pelo que, defende que o país deve repensar esse artigo da Constituição permitindo uma participação “mais forte” da diáspora em todo o processo político nacional.

“Relativamente à diáspora, o Presidente da República deve ser o símbolo da união e deve trabalhar no sentido de mobilizar todas as capacidades e todas as competências da diáspora para desenvolvimento global de Cabo Verde”, acrescentou.

Neste segunda-feira, 11 de Outubro, o candidato que tem como lema “Djunta Mon Kabésa y Korason” foi logo cedo ao cais de Praia para levar a sua mensagem aos pescadores e peixeiras da cidade da Praia e de seguida visitou os mercados do Platô e do Sucupira.

Em todos esses locais José Maria Neves foi recebido em clima de festa, com declarações de apoio e encorajamento na sua campanha eleitoral.

Em declarações aos jornalistas José Maria Neves disse estar “muito satisfeito” com o acolhimento que tem recebido por todos os locais onde tem passado.

“A campanha está a decorrer como esperava e em alguns lugares está a ultrapassar a minha expectativa. Acho que há uma grande mobilização nacional, um grande ‘djunta mon’ de todo Cabo Verde para elegermos um Presidente da Republica para esses novos tempos”, disse, reiterando a sua convicção de ser eleito já na primeira volta das eleições no dia 07 de Outubro.

José Maria Neves viaja de barco no final desta manhã para a ilha do Maio, cumprindo mais um ponto da sua agenda de deslocações para o contacto com o eleitorado.

A consolidação do Estado de direito, o reforço da confiança da justiça, a melhoria da coesão social e da prosperidade inclusiva, a descentralização insular e a governação territorial, a unificação do território e o relançamento da economia e união global são alguns destaques do seu manifesto eleitoral.

Nas presidenciais do dia 17 de Outubro, concorrem outros seis candidatos – Fernando Delgado, Gilson Alves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta com 74% dos votos, para um segundo mandato.

Dans la même catégorie