ANG Saúde pública/Governo e Parceiros celebram hoje Dia Mundial de Luta contra o Paludismo ANG Politica/Coligação PAI/Terra Ranka acusa governo de ser “incapaz” de resolver problemas sociais AGP Guinée : Des étudiants de la 14ème promotion de l’Université de Sonfonia contestent les mentions portées sur leur diplôme AGP Guinée/CNT : Trois importants projets de loi adoptés par les conseilleurs nationaux AGP Guinée : Des investisseurs britanniques reçus par le ministre de l’Economie et des finances ANG 25 de Abril/Iniciativa da “Década do Retorno” exige Presidente de Portugal uma resposta sobre reparações de Guerra para colonização AGP Gabon : Le président Oligui Nguema inaugure l’École du Prytanée militaire de Lalala MAP Le PAP lance à Nairobi des consultations publiques sur l’égalité des sexes AGP Gabon/Justice : Remise officielle du décret portant reclassement à titre exceptionnel de 274 Greffiers AGP Gabon : Le président Oligui Nguéma au chevet de la veuve et des orphelins Richard Moulomba

Presidenciais’2021: Joaquim Monteiro faz trajecto Mindelo-Calhau na “carroceria” de uma viatura para apontar necessidade de um cais de pesca


  10 Octobre      41        Politique (25364),

 

Cidade da Praia, 10 Out (Inforpress) – O auto-intitulado “candidato do povo”, Joaquim Jaime Monteiro fez hoje o trajecto cidade do Mindelo/Calhau (15 quilómetros) na carroceria de uma viatura e apontou a necessidade de construção de um cais de pesca naquela localidade.
Antes de fazer este trajecto, o candidato presidencial para as eleições de 17 de Outubro, tomou o seu habitual “café expresso”, num bar da Rua de Lisboa, acompanhado da mandatária nacional e do mandatário da região norte.
Na localidade do Calhau, em conversa com os pescadores, que chegavam de mais uma faina, Joaquim Jaime Monteiro disse que todas as vezes que visita o Calhau “sente pena” em ver os pescadores a arrastarem os botes.
Por isso, o antigo professor e combatente da liberdade da pátria, que almeja chegar ao Palácio do Platô, defendeu que a construção de um cais de pesca é necessária para a melhoria do trabalho dos pescadores.
Joaquim Jaime Monteiro defendeu, igualmente, a construção de um cais de pesca em Rincão, na ilha de Santiago e na Praia de Aguada, na ilha Brava.
Entretanto, apontou que caso for eleito no dia 17 de Outubro, nem o Governo e nem a Assembleia Nacional lhe vão dizer o que um Presidente da República pode fazer ou exigir, apontando mais uma vez o dedo à Constituição da República que, segundo ele, precisa ser “referendada”.
“Temos uma Constituição de Carlos Veiga, que não é dos cabo-verdianos”, afirmou Joaquim Jaime Monteiro, defendendo que há que se criar uma nova ordem em Cabo Verde, “ caso contrário continuaremos à deriva”.
De regresso à cidade do Mindelo, depois pedir votos na sua candidatura aos pecadores do Calhau, Joaquim Jaime Monteiro esteve na Praça Estrela e em algumas ruas da cidade do Mindelo à caça da preferência na sua candidatura.
O candidato presidencial, que ao nono dia de campanha eleitoral esteve somente em Santo Antão e São Vicente, viaja este domingo, 10, para a ilha de Santiago para participar no debate televisivo promovido pela Rádio e Televisão de Cabo Verde.
Para o debate, Joaquim Jaime Monteiro garantiu aos jornalistas que está preparado, não obstante preferir que fosse a dois, em detrimento deste modelo, que é feito com os sete candidatos.
Joaquim Jaime Monteiro vai prosseguir a sua campanha eleitoral na ilha de Santiago onde se encontra o maior número de eleitores.
Às presidenciais do dia 17 de Outubro concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.
As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta com 74% dos votos, para um segundo mandato.

Dans la même catégorie