MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

Presidente da Guiné-Bissau promete estreitamento de relações com Cabo Verde em áreas como turismo e mar


  12 Juillet      50        Economie (20809),

 

Mindelo, 12 Jul (Inforpress) – O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse, no Mindelo, haver todo o interesse para cooperar com Cabo Verde no domínio do turismo, Escola do Mar e em outras áreas como a justiça.
O chefe de Estado guineense, que falava em conferência de imprensa na manhã deste domingo, no Palácio do Povo, São Vicente, juntamente com o homólogo cabo-verdiano, disse ser preciso aproveitar a experiência de Cabo Verde no domínio do turismo.
Por isso, assegurou, o ministro do Turismo que faz parte da sua delegação “assim que chegar a Bissau vai começar a lançar os procedimentos nesta área para fazer um acordo”.
A mesma fonte também referiu-se a “grande Escola do Mar”, que visitou neste sábado em São Vicente, mas, lembrou, já há um “acordo-chapéu” entre os ministérios de Negócios Estrangeiros dos dois países, que “lançaram todas as bases para a cooperação em todas as áreas”, inclusive da justiça.
Umaro Sissoco Embaló considerou, por outro lado, que os dois países têm “um destino comum” sendo ele próprio “cabo-verdiano de coração” é essa “dinâmica que foi recomeçada agora” pelo Presidente Jorge Carlos Fonseca, que “não vai parar”, uma vez que Cabo Verde e Guiné-Bissau, ajuntou, devem tratar-se com “respeito mútuo”.
“Eu farei de tudo, consigo e com quem virá lhe suceder, para manter essa dinâmica, eu represento o povo da Guiné-Bissau e não tenho partido. Os dois povos estão ligados por sangue e amizade”, justificou, adiantando que vai fazer “de tudo” para ver Cabo Verde nas Forças Armadas de manutenção da paz em África.
O Presidente Jorge Carlos Fonseca, por seu lado, ressaltou que a visita que fez à Guiné-Bissau, em Janeiro último, e a de Sissocó Embaló agora, representam “o relançar da cooperação e a reaproximação” entre os dois Estados, que fizeram a luta de libertação em conjunto.
“Temos um percurso de história, laços de cultura, de sangue e fizemos uma luta comum de libertação para o colonialismo, que teve altos e baixos, mas nos últimos tempos ninguém duvida que os povos estão muito próximos”, considerou, admitindo que a relação “nunca esteve tão próxima, fraternal e com bases claras”.
Jorge Carlos Fonseca, que condecorou hoje Umaro Sissoco Embaló com a mais alta distinção cabo-verdiana, o primeiro Grau da Medalha Amílcar Cabral, após ter tido a mesma condecoração na Guiné-Bissau, acredita que as relações vão permanecer, “não importa o chefe de Estado que vier e os governos”.
“O caminho está traçado, começamos a percorrê-lo, trilhamos os trilhos e vamos avançar para a cooperação concreta em benefício dos dois países”, sublinhou a mesma fonte, para quem Cabo Verde e Guiné-Bissau “devem falar, sempre que possível, a mesma voz, defendendo todos os interesses comuns”.
Umaro Sissoco Embaló encontrava-se de visita a Cabo Verde desde quinta-feira, com passagem pela Cidade da Praia e desde este sábado em São Vicente, com visitas ao Campus do Mar, barco “Liberdadi” da CV Interilhas e ainda ao estúdio de música Floating Music e ao espólio museológico do Palácio do Povo.

Dans la même catégorie