AGP Gabon/DNI : Validation du rapport de la commission économie AIP Le ministre Vagondo Diomandé s’inspire de l’expérience allemande en matière de sécurité et de protection civile AIP L’Assemblée nationale approuve les projets de loi sur la gestion de la faune et la protection des éléphants AIP Championnat du monde de karaté: Les deux médaillés ivoiriens en Bulgarie de retour à Abidjan AIP Le préfet de Koun-Fao se réjouit de la dynamique de cohésion sociale observée dans son ressort territorial AIP Les membres du réseau du SMIT attendus à Grand-Bassam pour valider le cahier de charges AIB Burkina : Plus de 100 médecins outillés par la CARFO sur la réparation des risques professionnels et la production des certificats médicaux AGP Crise Gabon-Angola : une délégation gabonaise dépêchée à Luanda pour apaiser les tensions MAP Sénégal: Une mission du FMI attendue à Dakar (presse) MAP Afrique du Sud : Le nouveau projet de loi sur le renseignement vivement critiqué par des ONG

Presidente da República alerta para um quadro legislativo “mais amigo” dos privados na comunicação social


  27 Avril      76        Arts & Cultures (3077), Médias (2827),

 

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – O Presidente da República afirmou hoje que fazer comunicação social privada em Cabo Verde é quase uma “impossibilidade”, pelo que pediu um quadro legislativo “mais amigo” do desenvolvimento dos privados.

José Maria Neves fez essas considerações à imprensa após efectuar visitas a um conjunto de órgãos de comunicação social privados, no âmbito do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se assinala a 3 de Maio.

“Fazer comunicação social privada em Cabo Verde é quase uma impossibilidade, porque o mercado é muito pequeno e é preciso mais apoio se queremos uma democracia mais qualificada, melhorar o debate público e maior vigor intelectual e espiritual”, disse, salientando a necessidade de um trabalho para uma “plena desgovernamentalização” dos órgãos públicos.

O Presidente da República, que defende uma “maior abertura e autonomia” dos órgãos públicos em relação ao Governo, por considerar serem “pertença” de todos os cabo-verdianos e veículos para “mais pluralismo, democracia e liberdade” no País, apontou ainda a necessidade da existência de um “quadro legislativo muito mais amigo” do desenvolvimento do sector privado.

“Há aqui desafios importantes como o ter um quadro legislativo muito mais amigo do desenvolvimento do sector privado na comunicação social e evitar que os órgãos públicos sejam muitos mais favorecidos”, acrescentou, realçando a necessidade de se encontrar formas para apoiar o sector privado com incentivos e subsídios, para que possa desenvolver-se e firmar-se.

Sublinhou ainda que no mercado da publicidade deve ser considerado se o estado apoia o sector público, permitindo que o sector privado aceda ao mercado publicitário e condicionando o acesso dos órgãos públicos à publicidade.

O Estado, segundo disse, pode também contratualizar com os órgãos privados a prestação do serviço público, ou encontrar um ambiente “muito mais amigo” para o desenvolvimento do sector privado da comunicação social em Cabo Verde.

A visita do Presidente da República aos órgãos da comunicação social, que se enquadra nas comemorações do Dia da Liberdade de Imprensa, tem segundo o mesmo o propósito de estar por dentro do funcionamento de todo o sistema que é “vital para o funcionamento do Estado de direito democrático, para afirmação das liberdades e consolidação da democracia”.

“Aqui, quanto mais pluralismo houver, quando todas as sensibilidades políticas e sociais possam expressar-se, temos muito mais vitalidade espiritual no país, muito mais liberdade de espírito e melhores condições para acelerar o ritmo de desenvolvimento”, assegurou.

Na visita de hoje José Maria Neves disse ter constatado desafios e realidades diferentes, apesar de os órgãos terem ritmos, dimensões e capacidades diferentes.

Neste particular, indicou que o “grande desafio” é apoiar a afirmação e o desenvolvimento do sector privado da comunicação social, pelo que admitiu que “pode influenciar positivamente”, políticas, debates e respostas para isso.

Falando dos órgãos privados visitados, referiu que apesar de se tratar uns de mais antigos e outros mais novos, percebeu que há ainda “muitos desafios e dificuldades”, começando nos condicionalismos para o financiamento dos referidos órgãos.

“São espaços importantes porque investir, sobretudo, na televisão demonstra ousadia, mas também mostra uma grande capacidade de resiliência. A Tiver muitos anos tem funcionado com altos e baixos, mas tem tido uma grande capacidade e resiliência”, ressalvou.

Defendeu ainda “maior apoio” para a criação de um ambiente “mais favorável” ao desenvolvimento da comunicação social privada, indicando que a estação televisiva TVA, apesar de jovem no mercado, tem apresentado “boas matérias”, e que a TV Record que “consegue projectar Cabo Verde no mundo” pela sua “capacidade de penetração“.

Dans la même catégorie