AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Presidente da República confere posse à oito membros de Governo


  28 Janvier      133        Politique (25166),

 

Bissau, 28 Jan 22 (ANG) – O Presidente da República conferiu hoje posse à oito membros de governo e ao alto comissariado para luta contra a Covid-19, na presença do Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam.

Trata-se de novas nomeações resultantes da remodelação governamental realizada na quarta-feira, dia 26.

Na ocasião, Umaro Sissoco Embaló disse que a questão da remodelação muita das vezes não significa que a pessoa cometeu erro onde está mas que visa levar valências de onde estava para onde a pessoa vai.

ʺMuitos que aqui estão já passaram por outros ministérios e tudo o que fizeram onde estavam têm que fazer mais e melhor para onde vão agora. Os homens têm de aprender sempre e capacitar uns aos outros”, disse.

Umaro Sissoco Embaló declarou que a dinâmica de combate a corrupçao é permanente, e avisou que vai estar vigilante e que o primeiro-ministro vai estar ainda mais vigilante nessa luta.

“O exercício do bem de Estado é para toda a gente, e a Guiné-Bissau precisa de mais e mais, tendo em conta que passamos quase 50 anos sem nada e a nossa geração não deve falhar”, disse.

O Presidente da República disse que a sua ambição é ter as universidades em todas as regiões da Guiné-Bissau e garantiu total apoio ao novo ministro do Ensino Superior e Investigação Científica à quem advertiu sobre a importante tarefa que vai desempenhar, uma vez que saiu de reitoria da Universidade para ocupar aquela função.

Desafiou ao novo titular do Ensino Superior para até final de 2022 ter universidades ou escola superiores da educação por todo o canto do país e colocar pessoas com nivel e qualidade.

O chefe de Estado prometeu estudar mecanismos para construir universidades com residências para estimular as pessoas a irem à escola.

Disse que, a juventude, desporto e cultura não devem limitar-se à Bissau e pediu ao primeiro-ministro para criar condições para que essa actividade ande ao nivel nacional ou pelo menos nas grandes regiões.

ʺÉ importante, muitas das vezes esquecemos a juventude, mas é ela a força motora de qualquer desenvolvimento. Hoje vemos jovens sentados nas bancadas, é pena, porque não têm nada para fazer.Penso que até final de Março vão ter algo para me apresentar em termos de alternativas para a juventude”, disse.

Umaro Sissoco Embaló disse que vai sempre estar nas costas dos responsaveis das áreas da educação, Ensino Superior e Juventude, Cultura e Desportos porque este ano têm um desafio para serem melhor e conseguir a paz a evitar greves nestes sectores.

Foram empossados nas suas funções os ministros da Educação, Abas Djaló, do Ensino Superior e Investigação Científica, Timóteo Saba Mbundé, dos Transportes e Comunicações, Aristides Ocante da Silva, da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, Cirilo Mamasaliu Djaló, da Juventude, Cultura e Desportos, Augusto Gomes, da Justiça e Direitos Humanos, Teresa Alexandrina da Silva, e os Secretários de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Florentino Dias e da Ordem Pública, Augusto Kabi.

Dans la même catégorie