MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine ANP Le gouvernement Italien réaffirme sa disponibilité à renforcer sa coopération avec le Niger APS SENEGAL-TRANSPORT / Air Sénégal renforce sa flotte avec deux nouveaux aéronefs APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-REACTION / Le président du Niger adresse ses félicitations à Bassirou Diomaye Faye pour son ‘’éclatante victoire’’ APS SENEGAL-LITTERATURE / Bakel abrite la première édition de la journée du livre, en avril AIP CAN 2023 : 10 fois plus de revenus enregistrés par rapport à l’édition précédente ACI Congo/Femmes: Incorporer le port du pagne dans les activités du 8 mars, selon Olga Rachelle Mangouandza.

Presidente da República congratula-se com “grandes avanços” registados no Sistema Nacional de Saúde


  14 Février      45        Politique (25164), Santé (15315),

 

Achada Igreja, 14 Fev (Inforpress) – O Presidente da República (PR) congratulou-se com o que considerou ser um “esforço enorme” feito por Cabo Verde ao longo dos tempos para permitir o crescimento do Sistema Nacional de Saúde, cujos ganhos hoje “são visíveis”.

José Maria Neves, que falava no acto de apresentação dos resultados da vacinação contra a covid-19 em São Salvador do Mundo (Picos), no âmbito da sua visita de três dias àquele município do interior de Santiago, assegurou que das visitas realizadas como Chefe de Estado tem constatado “grandes avanços” no Sistema Nacional de Saúde.

“Seria difícil conseguir os ganhos alcançados na vacinação e no combate à pandemia da covid-19 se o País não tivesse feito todos esses investimentos no Sistema Nacional de Saúde”, observou, admitindo, no entanto, que ainda há melhorias a se fazer e desafios a serem vencidos.

“Temos um Sistema Nacional de Saúde que funciona e temos profissionais de saúde comprometidos com prestação de serviços de qualidade no Sistema Nacional de Saúde”, reforçou o mais alto magistrado da Nação.

No caso particular de São Salvador do Mundo, congratulou-se com o facto de o município contar, de momento, com dois médicos e 13 enfermeiros, que para ele representa evolução no sector da saúde no mesmo e em Santiago Norte no seu todo.

Por outro lado, enalteceu o facto de não obstante o País estar focado no combate à pandemia de covid-19, não ter esquecido de dar atenção às outras doenças, destacando a campanha contra HPV, em que 96 por cento (%) das meninas de 10 anos já estão vacinadas com primeira dose.

Na ocasião, José Maria Neves felicitou mais uma vez o Governo, profissionais de saúde, autarquias, Polícia Nacional (PN), igrejas, escolas e organizações não governamentais (ONG) por todo trabalho feito no combate à pandemia de covid-19.

O Chefe de Estado, que esteve acompanhado do ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, e do presidente da câmara local, Ângelo Vaz, presenciou o arranque da campanha de vacinação contra a covid-19, numa tenda na praça ao lado da igreja e visitou a Delegacia de Saúde dos Picos, no período da manhã.

Já no período da tarde, teve encontro com associações comunitárias, líderes associativos e forças vivas desse município do interior de Santiago, onde a “ideia principal”, vincou, é “mostrar que o desenvolvimento depende de nós e que todos temos que ter uma atitude voltada para o mesmo”.

Esta segunda-feira, segundo dia, José Maria Neves começa o dia com uma visita de cortesia ao presidente da câmara local, Ângelo Vaz, para, de seguida, reunir-se com a equipa camarária e eleitos municipais.

Ainda no período de manhã, consta da agenda do mais alto magistrado da Nação uma visita às obras de construção do reservatório para adução de água em Leitão Grande/Picos Acima, uma conversa aberta com estudantes do 11º e 12º anos do Liceu Carlos Alberto Gonçalves.

Já à tarde, o Chefe de Estado vai participar na roda de conversa com associações comunitárias e juvenis da comunidade de Mato Dentu e arredores.

No terceiro e último dia, o chefe de Estado inicia o seu programa de visita com um encontro com jornalistas e outros profissionais de comunicação social para fazer o balanço dos 100 dias como Presidente da República.

Ao meio dia visita a FAMI-PICOS, para de seguida visitar os artesãos de pano de terra e de balaios e termina a sua visita no período da tarde com uma deslocação à comunidade de Faveta para contacto com a população local.

Dans la même catégorie