MAP ARC33 : Nécessité de renforcer la coopération africaine pour développer une agriculture durable MAP CAN de futsal: « La finale sera difficile face à l’Angola qui va jouer sans pression » (Hicham Dguig) MAP Transformation rurale inclusive en Afrique : Focus sur le rôle de la mécanisation et de la numérisation (Table ronde) MAP Le Maroc, invité d’honneur de la Semaine des Géomètres Experts du Mali MAP Le Togo adopte une nouvelle Constitution AIP MASA 2024 : la CEDEAO octroie deux prix pour encourager la créativité artistique de la jeunesse dans l’espace régional AIP Wêrê wêrê Liking invite les acteurs de théâtre africains à jouer en Amérique Latine AIP L’Africa sport d’Abidjan bat ISCA (1-0) et prend une bonne option pour la ligue 1 APS SENEGAL-SPORT / Les qualités d’un sportif de haut niveau au menu d’une conférence à Saint-Louis APS SENEGAL-COLLECTIVITES-CRISE / Les travailleurs invités à faire des propositions soutenables de résolution de la crise (ministre)

Presidente da República diz apreciar “crescimento, desenvolvimento e modernização rápida” da ilha do Sal 


  1 Décembre      49        Politique (25319),

 

Espargos, 01 Dez (Inforpress) – O Presidente da República efectuou hoje uma visita de cortesia à Câmara Municipal do Sal, tendo apreciado, como disse, o “rápido crescimento desenvolvimento, do ponto de vista institucional, económico e a modernização” da ilha turística.
José Maria Neves vem pela primeira vez ao Sal na qualidade de Presidente da República para presidir a sessão de abertura da Conferência Económica Africana, que se realiza de quinta-feira, 02, a sábado, 04.
Durante esta sua passagem pela ilha programou duas visitas, nomeadamente à Câmara Municipal do Sal e à Câmara do Turismo.
Em declarações à imprensa após o encontro de cerca de uma hora com o presidente da câmara Júlio Lopes e vereadores, o chefe de Estado reiterou que há que valorizar o contributo das autarquias locais e apoiá-las no enfrentamento dos novos desafios que se colocam a Cabo Verde.
“Pude ver que a ilha tem crescido, desenvolvido do ponto de vista institucional, económico, uma ilha que se modernizou rapidamente, mas também essa modernização trouxe outros problemas, designadamente défice de equipamentos sociais, como escolas, liceus, jardins infantis, creches, mas também a violência com base no género, em relação a crianças, entre outros”, precisou.
Perante o panorama, José Maria Neves acentuou que há que poder acompanhar o poder local, apoiá-lo no exercício das suas funções e no enfrentamento desses desafios que, conforme observou, emergem do próprio processo de desenvolvimento.
No contexto da pandemia, reiterou que a principal preocupação é de se concluir o processo da vacinação, de modo a ter a população imunizada, e se necessário for reforçar a imunização da população com uma nova dose de vacina.
“Que universalizemos a terceira dose e criarmos as condições para vivermos com este vírus. Os estudos mostram que tão cedo não nos livraremos desse vírus que está a mudar todos os dias”, concretizou, insistindo na criação de condições para Cabo Verde ser um País seguro e se continuar a trabalhar na sua modernização, mas com a “cultura de convivência” com este vírus.
Questionado sobre a diferença de visitar Sal como primeiro-ministro, e agora enquanto Presidente da República, José Maria Neves que governou o País durante 15 anos, respondeu com o seguinte exemplo: “Antes, havendo um livre apanhava a bola para marcar o livre, hoje havendo um livre eu apito para que outros marquem o livre”, concluiu entre risos.
A Conferência Económica Africana, cuja edição decorrerá este ano, durante três dias no Sal, é a principal reunião económica anual organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Banco Africano de Desenvolvimento e a Comissão Económica das Nações Unidas para a África em parceria com o Governo de Cabo Verde.

Dans la même catégorie