Cidade da Praia, 21 Jul (Inforpress) – O Presidente da República exortou hoje os jovens peregrinos da Diocese de Santiago a se inspirarem nas mensagens do Papa Francisco e representarem condignamente Cabo Verde na XXVIII Edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal.
José Maria Neves lançou este desafio em declarações à imprensa, no final de um encontro com a delegação do Secretariado Diocesano da Juventude, nas vésperas da deslocação da delegação cabo-verdiana à XXVIII Edição da Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada em Lisboa de 1 a 6 de Agosto.
“Vão representar Cabo Verde, espero que representem Cabo Verde condignamente que seja um grande encontro o Papa Francisco tem sido inspirador para o mundo, mas sobretudo para a juventude. Espero que esses jovens possam inspirar-se nas mensagens do Papa e em Cabo Verde com essa inspiração possam depois ajudar Cabo Verde a ser uma sociedade muito mais fraterna e com mais amizade conforme as palavras do Papa”, declarou.
O Presidente da República lembrou aos jovens participantes na referida jornada que são embaixadores de Cabo Verde neste evento e que deverão partilhar com os outros jovens no País, quando regressarem, as suas experiências e conhecimentos adquiridos na jornada.
Por seu turno, o diácono e assistente da Diocesana Juventude, José Manuel Vaz, explicou que a delegação foi visitar o mais alto magistrado da nação para apresentar os propósitos e as expectativas desta missão, que vai permitir a participação de 757 jovens da Diocese de Santiago e 130 jovens da Diocese do Mindelo num dos maiores eventos da juventude.
“Somos duas dioceses aproximadamente 913 jovens é a primeira vez que o nosso país participa com uma delegação tão grande. Quisemos vir aqui apresentar a delegação, mas também dar um certo alento e a confiança de que o nosso país estará bem representado nesta JMJ e que estamos disponíveis para levar a nossa cultura e vivência da nossa fé que é tão grande”, precisou a mesma fonte.
Segundo este responsável, Cabo Verde participa neste evento desde 1991, mas é a primeira vez que participa com uma delegação com um número maior de participantes.
Questionado sobre as críticas que tem sido feitas nas redes sociais sobre o número de participantes, José Manuel Vaz realçou que não tem nada a declarar sobre o assunto, lembrando, no entanto, que a igreja é formada por uma dimensão muito grande e que a doutrina da mesma é ensinar os fiéis a formar homens sérios a saber praticar o bem e a justiça.
“Foi um trabalho, eu estive envolvido dos pés a cabeça e sei como é que as coisas foram feitas. Nós continuamos a formar as pessoas e a questão do custo é uma questão que já está ultrapassada. Recebemos apoios de algumas instituições. A TACV é o nosso parceiro disponibilizou alguns lugares para os jovens que não podiam participar, mas cada peregrino disponibilizou para pagar a sua deslocação”, afiançou.
Adiantou, por outro lado, que, após a jornada, a delegação do Secretariado Diocesano da Juventude irá participar no fórum e conferências envolvendo a comunidade cabo-verdiana residente na diáspora.
«Maria levantou-se e partiu apressadamente» é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá, pela primeira vez, em Lisboa, capital de Portugal.
A Jornada Mundial da Juventude é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa.
É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal é um momento forte de evangelização do mundo juvenil.
A Diocese de Santiago de Cabo Verde apoia e encoraja a participação dos jovens nesta jornada, reconhecendo o valor e a importância desse evento global para o fortalecimento da juventude católica e para o despertar vocacional.
As JMJ têm sua origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II em Roma.
O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção, aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.