APS LES JEUNES INVITÉS À FAIRE BON USAGE DES RÉSEAUX SOCIAUX APS LE SAMES VA TENIR UN SIT-IN SILENCIEUX, LE 17 MAI APS RAMADAN : LA MAIRIE DE KAOLACK DÉCAISSE 35 MILLIONS DE FRANCS CFA POUR LES NÉCESSITEUX APS INCENDIE À L’HÔPITAL MAGATTE-LÔ : LE SAMES EXIGE UNE ‘’ENQUÊTE IMPARTIALE’’ APS DU MATÉRIEL ET DES VÉHICULES POUR LES SERVICES CHARGÉS DE LA GOUVERNANCE DE L’ÉTAT CIVIL APS POUR LA KORITÉ, LA RÉGION DE MATAM EST BIEN APPROVISIONNÉE EN DENRÉES ALIMENTAIRES, SELON LE SERVICE DU COMMERCE ANP Le Représentant résident du FMI pour le Niger assure au Président Mohamed Bazoum l’accompagnement de son Institution AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Le ministère de l’Education nationale engagé dans l’amélioration de sa collaboration avec les éditeurs AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Lancement d’un nouveau magazine scientifique en ligne AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Le paysage audiovisuel dominé par la forte audience des chaines du Groupe RTI (Etude)

Presidente da República recebeu delegação do MpD no quadro dos resultados eleitorais


  22 Avril      13        Politique (16645),

   

Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, recebeu quarta-feira uma delegação do MpD, no quadro da auscultação dos partidos políticos sobre a indigitação do primeiro-ministro, na sequencia dos resultados das eleições legislativas do passado 18 de Abril.

À saída do encontro com o chefe de Estado, a secretária-geral do Movimento para a Democracia (MpD), Filomena Delgado, revelou à imprensa que a sua delegação conversou com Jorge Carlos Fonseca sobre o processo eleitoral e que se tratou de uma audiência no quadro da auscultação que está a fazer a todos os partidos com assento parlamentar.

Instada por que razão ainda não se conheceram os resultados do círculo eleitoral da Europa e resto do mundo, Filomena Delgado escusou-se a comentar, alegando que compete à Comissão Nacional de Eleições (CNE) esclarecer.

“…Tudo aponta para que haja um deputado para cada um dos partidos políticos, MpD e PAICV”, prognosticou a secretária geral do MpD.

Relativamente à auscultação dos partidos políticos antes da publicação dos resultados definitivos, disse ser “normal”, acrescentando que neste momento há dados que apontam para a vitória do MpD.

Não houve indigitação de ninguém. Não se falou em nomes”, acrescentou Filomena Delgado.

Sobre os próximos passos no que tange à nomeação do primeiro-ministro afirmou que se deve aguardar a publicação dos resultados definitivos para se avançar com o processo.

Além dos representantes do MpD e do PAICV, o Presidente da República reuniu-se em plataforma digital com o líder da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, a partido da cidade do Mindelo, São Vicente.

De acordo com os dados provisórios, disponibilizados no site oficial, www.eleicoes.cv, o MpD venceu o pleito com 110.117 votos (48,8%) e uma maioria absoluta no parlamento, com 37 deputados, de um total de 72.

O PAICV obteve 86.948 votos (38,5%) e 29 deputados, estando ainda por distribuir dois deputados relativos ao círculo da Europa e Resto do Mundo.

A UCID, que concorreu também aos 13 círculos eleitorais, conseguiu 19.872 votos (8,8%) e quatro mandatos entre os 72 eleitos, aumentando o seu score parlamentar, que era de três.

As restantes três forças políticas concorrentes, Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS), Partido Popular (PP) e Partido Social Democrático (PSD) não conseguiram eleger qualquer deputado.

A abstenção, segundo os dados provisórios, aumentou face a 2016, situando-se agora nos 42,5%.

Às legislativas de domingo, 18, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorreram seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorreram em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

Dans la même catégorie