MAP La Côte d’Ivoire bénéficiera d’un projet de la FAO destiné à promouvoir une agriculture résiliente MAP Adaptation climatique de l’agriculture : M. Sadiki appelle à intensifier les efforts pour soutenir la recherche et l’innovation MAP Immigration irrégulière: 19 corps repêchés au large de la Tunisie AIP L’impact transformateur de l’intelligence artificielle dans le domaine des médias expliqué au cours d’une formation virtuelle AIP Eugène Dié Kacou dédicace son ouvrage « Mes meilleures CAN » AIP Le ministre Vagondo Diomandé sollicite le concours de l’Allemagne dans la lutte contre les fraudes documentaires MAP L’Afrique australe aux prise avec le phénomène El Nino et la sécheresse (rencontre) ACI Maroc/France: Darmanin se félicite de la qualité de la coopération sécuritaire des deux pays ACI Maroc/Football: Le Roi Mohammed VI félicite l’équipe nationale de futsal sacrée championne de la Can 2024 ACI Afrique/Football: Les Lions de l’Atlas remporte la Can Futsal 2024

Presidente de Comissão Organizadora acredita que o evento será de “grandes consensos”


  11 Janvier      35        Politique (25345),

 

Bissau, 11 Jan 22 (ANG) – O Presidente de Comissão Organizadora do VI Congresso Ordinário do Partido da Renovação Social (PRS), manifestou confiante de que o evento, trará “grandes consensos » no seio dos renovadores.

Orlando Mendes Viegas que discursava segunda-feira durante o acto de abertura do referido evento, na presença dos 10 candidatos à liderança do partido, 901 delegados vindos de diferentes localidades, do corpo diplomático acreditado no país, representantes de diferentes formações partidárias, advertiu que os choques de posições podem prejudicar os grandes consensos, capazes de mover o partido nas trilhas de mudança.

“A alternância afirma-se como regra de jogo democrático, enquanto que a legitimidade política confirma-se pelos resultados obtidos na urna. Estes são princípios adotados por todos os partidos políticos aos quais o PRS não pode ficar indiferente”, disse Orlando Viegas.

Acrescentou que a legitimidade e alternância de poder, constituem princípios fundamentais da democracia.

Orlando Viegas reiterou que assumiu o cargo de forma distante e que colocou de lado as relações com todas as candidaturas.

Na ocasião, o Presidente cessante do partido, e candidato a sua sucessão, Alberto Nambeia, disse que o VI Congresso dos renovadores vai trazer mais força ao partido, em vez da divisão que diz acreditar que muitos estão a aguardar.

“Aproveito este momento para apelar a união entre todos os renovadores, e declaro que perdoei à todos que me fizeram mal ao longo do percurso em que eu estive a frente do partido. De igual modo peço perdão àqueles que magoei durante esta caminha. Vamos unir para juntos trabalhamos para o bem da democracia da Guiné-Bissau”, disse Nambeia na sua curta intervenção.

O primeiro dia do congresso ficou marcado com a apresentação de felicitações à direção do PRS por representantes de diferentes formações politicas e das organizações da sociedade civil .

O VI Congresso do PRS decorre na vila de Gardete, sector de Prabis, região de Biombo, de 10 à 13 do corrente mês, sob o lema, “Legado Político de Kumba Yalá”.

Esta reunião magna do partido servirá para a eleição de novos corpos sociais do partido, incluindo novo presidente e secretário geral, entre 10 candidatos, sendo dois para as funções de secretário-geral e as restantes para presidente do partido.

Dans la même catégorie