MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

Presidente do Comité Paralímpico de Cabo Verde projecta massificação da prática de Teqball no País


  16 Novembre      62        Sport (12590),

 

Cidade da Praia, 16 Nov (Inforpress) – O presidente do Comité Paralímpico de Cabo Verde, Rodrigo Bejarano, mostrou-se satisfeito com a dinâmica da introdução do Teqball no País, projectando a massificação da sua prática através de vários programas.
Rodrigo Bejarano falava em declarações à Inforpress, este sábado à margem da entrega de uma mesa de Teqball à escola de futebol da Achada Grande Frente (EFAGF).
Segundo avançou, a entrega da mesa é mais um passo para que a modalidade ganhe terreno e se torne numa actividade de destaque, com a participação de escolas secundárias e associações desportivas.
Apontou que esta iniciativa faz parte de um programa que, após os primeiros Jogos Africanos de Praia, realizados em Cabo Verde, serviu para a introdução do teqball no arquipélago, o que levou a organização a apresentar uma proposta junto da Federação Internacional de Teqball, para criação de escolas de iniciação.
“Apresentamos um projecto bastante ambicioso, e recebemos 56 mesas de teqball, custando cada um mais de 100 mil escudos”, assinalou.
O responsável disse que, neste momento, estão na fase da entrega desses materiais, que já foram oferecidos a três escolas que mostraram interesse na sua implementação para a prática.
“Distribuímos à escola de São Pedro, escola de Maracanã em Ponta d’Água e à escola da EFAGF, mas o objectvo é distribuir uma mesa em cada escola secundária de Cabo Verde, com a condição de que elas criem o seu próprio clube de teqball”, referiu.
Rodrigo Bejarano informou também que vai ser criada a Federação Cabo-verdiana de Teqball, a partir do mês de Dezembro, e que para o próximo ano está programado um torneio africano para a zona 2.
Além disso, para a massificação da modalidade no país, destacou que os regulamentos já estão a ser criados, como também um amplo programa de formação para jogadores, treinadores, árbitros e dirigentes.
Por sua vez, o presidente da Associação Regional de Teqball Santiago Sul, Cláudio Tavares, disse que este é um “passo importante” para que a modalidade ganhe espaço, possibilitando a sua extensão em toda a região.
No seu entender, esta é uma prática que deve ser adoptada pelas escolas como actividade de lazer ou extracurricular, pois, considerou, o País reúne as condições necessárias para que se tenha atletas de teqball para competições de alto nível.

Dans la même catégorie