AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Presidente do INM-GB anuncia previsão de bom ano agrícola para cultivo de arroz, cana-de


  3 Juin      28        Agriculture (4121),

 

Bissau, 03 Jun 22 (ANG) – O Presidente do Instituto Nacional de Meteorologia da Guiné-Bissau(INM-GB) anunciou esta sexta-feira as previsões de que 2022 será um bom ano agrícola para o cultivo de arroz,cana-de-açucar e de tubérculos.
João Lona Tchedna falava aos jornalistas durante a restituição das previsões sazonais das precipitações agro-climáticas e hidrológicas dos países da CEDEAO/ CILSS e Sudano sahelianos, anunciadas na Nigéria, de 18 a 25 de Abril deste ano.

Segundo Tchedna o anúncio de bom ano agricola está relacionado ao nível de húmida previsto para a estação chuvosa de 2022, nas zonas sudano e sahelianos de África Ocidental e Chade .

Afirmou que, este ano, em termos de precipitação, a Guiné-Bissau terá um ano húmido, quer dizer haverá muita chuva, e que como consequências desta grande quantidade de água, haverá inundações, ventos fortes em todo o território nacional, durante os meses de Junho, Julho e Agosto próximos.

Segundo Tchedna, este ano, o periodo chuvoso será mais prolongado prevendo-se que se chova até primeira semana de Novembro.

Declarou que a Guiné-Bissau é um país de risco, porque fica abaixo do nível médio da água do mar.

Perguntado se, em caso de eventual inundação o que se pode fazer, respondeu que nos próximos tempos o nível da água do mar pode aumentar e que daqui ao 2050, o país corre o risco de perder parte do continente, sobretudo nas zonas do Arquipélago de Bijagós e nas zonas costeiras incluindo Bissau.

“ Face a esse risco, o governo, consciente da situação, está a desenvolver alguns projetos com parceiros de desenvolvimento, no sentido de reforçar as capacidades de adaptação e resiliência das populações que vivem nas zonas costeiras face a riscos climáticos,”frisou.

Acrescentou que o projecto vai fazer um levantamento sobre a cartografia da vulnerabilidade costeira, para identificação das zonas que estão a ser atingidas pela erosão, tanto por parte da chuva como do avanço da água do mar para o continente.

Lona Tchedna disse que umas das medidas de prevenção da erosão será a restauração do mangrove (Tarrafe) que protege a costa, plantação e restauração das árvores, a volta das zonas húmidas, capacitação das comunidades das zonas costeiras e adopção de boas práticas em relação a proteção do ambiente.

O presidente do INM-GB apelou aos agricultores, pastores, utilizadores de vias marítimas e toda a população para acompanharem as previsões diárias do Centro Regional de AGRHIMET, ACMAD, serviços meteorológicos e Hidrológicos Nacionais durante esta época de chuvas

Dans la même catégorie