AGP GUINÉE : DR MORYSANDA KOUYATÉ LANCE LES TRAVAUX DES JOURNÉES NATIONALES DE CONCERTATION ANP SENUM24 : Le chef de l’État s’entretient avec les ministres en charge du numérique des Etats de l’AES AGP GUINÉE: LE G5 RÉAFFIRME SON SOUTIEN AU GOUVERNEMENT DE LA TRANSITION ATOP Assoli/Elections législatives et régionales : Jean Pierre Fabre a démarré sa tournée nationale de mobilisation dans Assoli. AGP Guinée : Lancement des travaux des journées nationales de concertation ACI Maroc/Education: Une nouvelle association pour faire du Groupe Atlantique un acteur d’envergure de l’enseignement supérieur ACI Congo/Économie numérique: Lancement des travaux de connectivité haut débit dans les deux universités publiques ACI Congo/Mines: Vers la création de l’Agence congolaise de radioprotection et de sûreté nucléaire ACI Congo/Sport: Le gouvernement instruit à produire un rapport exhaustif sur la situation des contre-performances MAP Rwanda: l’inflation à son plus bas niveau depuis 2022

Presidente João Lourenço a caminho da Turquia


  26 Juillet      111        Politique (25308),

 

Luanda, 26 de Julho (ANGOP) – O Presidente da República, João Lourenço, deixou esta segunda-feira (26) Luanda, com destino à Turquia, para uma visita de Estado de dois dias, a convite do seu homólogo, Recep Tayyip Erdogan.

Uma nota da Secretaria para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República indica que João Lourenço, que se faz acompanhar de uma delegação de alto nível, reúne-se terça-feira,27, com o seu homólogo turco.

Durante a visita, delegações ministeriais passam em revista questões essenciais das relações entre Angola e a Turquia, estando prevista a assinatura de acordos de cooperação, nos domínios dos transportes, militar, comércio, economia, recursos minerais, bem como consular e diplomático, com a eliminação de vistos em passaportes de serviço, diplomáticos e especiais.

Quarta-feira, 28, último dia da visita, o Presidente João Lourenço participa num fórum empresarial com dezenas de homens de negócios, a quem apresenta o potencial económico de Angola e as múltiplas iniciativas tendentes a melhorar progressivamente o ambiente de negócios.

As relações diplomáticas entre Angola e a Turquia datam de 1980, e os dois países já têm acordos de cooperação nos domínios do comércio, agricultura, educação, cultura, defesa, justiça e desporto.

Em Angola, a Turquia tem investimentos nas províncias de Luanda e Uíge, nas áreas da indústria, comércio, educação e construção civil.

Existe ainda a intenção de assinatura de um acordo, para a criação de uma câmara de comércio, no âmbito do reforço da cooperação bilateral.

Em Junho último, delegações dos dois países analisaram a cooperação no sector dos transportes, designadamente na área da aviação civil e das infra-estruturas ferroviárias, com perspectivas de empresários turcos investirem nos subsectores marítimo, portuário e ferroviário.

Segundo se soube, a companhia aérea da Turquia poderá começar a operar para Luanda, ainda este ano.

Dans la même catégorie