MAP ARC33 : Nécessité de renforcer la coopération africaine pour développer une agriculture durable MAP CAN de futsal: « La finale sera difficile face à l’Angola qui va jouer sans pression » (Hicham Dguig) MAP Transformation rurale inclusive en Afrique : Focus sur le rôle de la mécanisation et de la numérisation (Table ronde) MAP Le Maroc, invité d’honneur de la Semaine des Géomètres Experts du Mali MAP Le Togo adopte une nouvelle Constitution AIP MASA 2024 : la CEDEAO octroie deux prix pour encourager la créativité artistique de la jeunesse dans l’espace régional AIP Wêrê wêrê Liking invite les acteurs de théâtre africains à jouer en Amérique Latine AIP L’Africa sport d’Abidjan bat ISCA (1-0) et prend une bonne option pour la ligue 1 APS SENEGAL-SPORT / Les qualités d’un sportif de haut niveau au menu d’une conférence à Saint-Louis APS SENEGAL-COLLECTIVITES-CRISE / Les travailleurs invités à faire des propositions soutenables de résolution de la crise (ministre)

Primeiro-ministro e João Lourenço trocam impressões sobre preparação da cimeira da CPLP


  22 Juin      28        Politique (25319),

 

Espargos, 22 Jun (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e o presidente de Angola, João Lourenço reuniram-se segunda-feira, no Sal, durante uma escala do estadista angolano, a caminho de Nova Iorque, e trocaram impressões sobre a preparação da cimeira da CPLP.

Em declarações aos jornalistas, no final do tête-à-tête que aconteceu no final da tarde num dos hotéis da cidade de Santa Maria, Ulisses Correia e Silva disse que o assunto de conversa foi “essencialmente” sobre a preparação da cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), agendado para meados de Julho próximo, durante a qual Angola vai assumir a presidência.

“Nós desejamos muitos sucessos à presidência angolana e seguramente será. Depois falamos da situação actual que nós todos vivemos relativamente à pandemia da covid-19, tendo a mesma convicção de que se trata de um combate para vencer, em que estaremos todos engajados”, referiu.

Além destas matérias, Ulisses Correia e Silva disse que falaram, também, um pouco sobre a cooperação entre os dois países que, conforme sublinhou, tem um campo muito vasto de desenvolvimento.

“Aliás, na sequência da visita que fiz em 2018, assinamos um conjunto de protocolos que, infelizmente, pela situação da covid-19, tem sido difícil de concretizar, mas vamos retomar, há vontade de ambos os lados, particularmente no sector dos transportes aéreos”, enunciou.

“Para aproveitarmos bem as duas localizações, de Luanda na África do Sul e África Central, e Cabo Verde aqui na África Ocidental fazendo pontes entre a África, Europa e as Américas”, explicou, destacando o facto de o País contar com uma empresa angolana a operar no sector dos transportes aéreos, nos voos domésticos com a operadora Bestfly.

“Tem um campo de desenvolvimento interessante, e iremos discutir, quando for a Luanda participar na cimeira, ver como podemos retomar estas áreas de cooperação, particularmente a cooperação económica”, finalizou.

Ulisses Correia e Silva veio propositadamente ao Sal para receber o presidente angolano e aproveitou esta sua deslocação para se inteirar, também, da situação sanitária, tendo visitado os diferentes postos de vacinação, na ilha do Sal, durante a parte da manhã.

Dans la même catégorie