MAP L’économie sud-africaine a crû de 0,1% au 1er trimestre (banque centrale) MAP Côte d’Ivoire : La CEI annonce une mise à jour de la cartographie électorale pour la présidentielle de 2025 MAP Le Burkina Faso prolonge la mobilisation générale face au terrorisme MAP Centrafrique: la MINUSCA annonce le déploiement de casques bleus supplémentaires dans le sud-est du pays AIB Les enjeux de l’émergence de l’AES au cœur des débats au premier CASEM du ministère des Affaires étrangères AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan AIP Les sages-femmes et institutrices unissent leurs efforts pour favoriser la scolarisation des jeunes filles

Primeiro-ministro visita a região Fogo/Brava com o sector agrícola na agenda


  2 Mars      38        Agriculture (4120),

 

São Filipe, 02 Mar (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, inicia hoje uma visita de três dias à região Fogo/Brava, com o sector agrário em agenda, estando previstas inaugurações de infra-estruturas de mobilização, armazenamento e distribuição de água para agricultura.
Ainda hoje, após a sua chegada à ilha do Fogo, o chefe do Governo desloca-se à zona norte, Às-Hortas, para visitar a exploração agrícola do agricultor e empreendedor Eclisângelo Barbosa, que, além de uma área irrigada, dispõe de uma cadeia de lojas que comercializa frutas e outros produtos e restaurante.
Na quinta-feira, 03, o primeiro-ministro inaugura o projecto hidropastoril de Cabeça Fundão, no município de Santa Catarina do Fogo, e a obra de adução e distribuição de água na zona sul da ilha para agricultura.
De acordo com uma nota de imprensa do Governo, os dois projectos foram concretizados no âmbito do Programa de Promoção de Oportunidades Sócio-económicas Rurais (Poser) e têm por finalidade dinamizar a economia das comunidades, com vocação e potencial agrícola, pecuária e/ou pesca, em benefício da resiliência económica e ambiental das populações menos favorecidas.
O objectivo é promover o aumento da produção e da produtividade agropecuárias e das pescas, assim como promover cadeias de valor, através de financiamentos que permitam a sustentabilidade e o acesso à água ou outros bens e serviços.
O projeto hidropastoril de Cabeça Fundão consistiu na construção de dois reservatórios de 400 metros cúbicos cada para aumentar a disponibilidade e capacidade de armazenamento de água para o sector agropecuário na comunidade, beneficiando cerca de quatro dezenas de criadores.
A construção dos dois reservatórios está orçada em cerca de dez mil contos, devendo as infraestruturas dar respostas aos constrangimentos do sector da pecuária, principal actividade geradora de rendimentos da comunidade, com um cerca de um milhar de efectivo pecuário.
O acesso à água é um dos principais problemas da comunidade de Cabeça Fundão, a única do município de Santa Catarina do Fogo que ainda não tem rede pública de abastecimento de água, para o consumo e abeberamento de gado.
O projecto de optimização de rede de abastecimento de água na zona sul de São Filipe, por seu lado, permitiu recuperar as infra-estruturas hidráulicas, de adução e distribuição da água, aumentando a disponibilidade de água em todo o sistema da zona sul da ilha do Fogo.
Este projecto, avaliado em 111 mil contos, vai beneficiar perto de duas mil pessoas, entre agricultores, criadores e ligações de redes domiciliares de água.
Ainda na ilha do Fogo, o primeiro-ministro, juntamente com responsáveis da Empresa Intermunicipal de Águas (Águabrava) e da Delegação da Lux Dev, visita todas as instalações de painéis solares financiadas pela LuxDev.
No início da noite de quinta-feira, o primeiro-ministro, que se faz acompanhar do ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, desloca-se à ilha Brava, onde inaugura o mercado de peixe de Nova Sintra, o projecto hidroagrícola de valorização e utilização eficiente dos recursos
naturais na Ilha Brava, além de assistir à apresentação do projecto Brava Resort e assinatura da convenção de estabelecimentos.

Dans la même catégorie