APS SENEGAL-EDUCATION / Abdourahmane Diouf prend le pouls de la Cité du savoir ANP SENUM 2024: Les trois ministres de la communication de l’AES au Projet de Village Intelligent (PVI) Inforpress ‘Street Basket’: Fundação Fidel Mendonça leva “Team Cabo Verde Tubarões Azuis” à França Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal Inforpress Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité

Rádio Comunitária Voz di Ponta d´Agua tem contribuído para a promoção de valores sociais e desenvolvimento das comunidades – coordenadora


  13 Février      47        Médias (2818),

 

Cidade da Praia, 13 Fev (Inforpress) – A coordenadora da Rádio Comunitária Voz di Ponta d´Agua (RCVPA) destacou hoje o “forte contributo” que a estação emissora tem dado na promoção de valores e no desenvolvimento das comunidades mais desfavorecidas da cidade da Praia.
Em declarações à Inforpress, no âmbito do dia Mundial da Rádio, que se assinala hoje, a coordenadora da Rádio Comunitária Voz Ponta d´Agua (RCVPA), na cidade da Praia, Antonieta Moreira, salientou a importância dessa data, defendendo a necessidade de as acções de comemoração serem cada vez mais acções que dêem “vez e voz” às pessoas nas suas comunidades.
A Rádio comunitária Voz di Ponta d´Agua, de acordo com a coordenadora, criada em 2003 e dentro das suas limitações de sustentabilidade tem feito o possível para cumprir a sua missão e proporcionar às comunidades integradas um serviço público de qualidade.
Destacou, neste sentido, o contributo da mesma, através da sua grelha de programação na promoção de valores sociais e no desenvolvimento das comunidades mais desfavorecidas, que por sua vez têm estado cada vez mais próximas e bem informadas.
“Temos uma parceria com o Movimento Jovens Unidos pela Paz, onde temos estado a produzir programas voltadas para a questão da promoção da paz social e não-violência, e temos notado a influência que isso tem tido nas nossas comunidades e destacamos, por exemplo, o seu impacto positivo na comunidade de Safende, que antes era um bairro problemático, mas hoje tem sido um bairro de exemplo na promoção da paz”, referiu.
Frisou, entretanto, que o maior constrangimento da RCVPA continua a ser a sustentabilidade financeira, uma realidade que, realçou, não tem permitido alcançar outros patamares de funcionamento e conseguir reter técnicos que, por falta de alternativas, têm procurado emprego noutras paragens.
Destacou o apoio disponibilizado pelo Governo na melhorias do funcionamento das rádios comunitárias no país de uma forma geral, apontando, contudo, que o mesmo não é suficiente para cobrir todas as despesas, isto tendo em conta que o orçamento da RCVPA ronda os dois mil contos.
“No ano passado, o Governo colocou à nossa disposição um valor de 250 mil escudos, é claro que isso é uma ajuda para nós, mas esse valor não é suficiente para uma rádio que está presente na sua comunidade e que dá vez e voz às pessoas, leva informação”, disse, propondo a criação de espaço de debate sobre os desafios e o futuro das rádios comunitárias.
Defendeu, ainda, um olhar especial às rádios comunitárias enquanto veículo de comunicação importante, apelando, neste contexto, às entidades responsáveis a continuarem a trabalhar na criação de condições, visando garantir a consolidação da democracia e o desenvolvimento do país.
O Dia Mundial do Rádio é comemorado a 13 de Fevereiro, em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países.
A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado apenas em 2012.

Dans la même catégorie