MAP Le Burundi lance un appel à l’aide après des inondations dévastatrices AIB Des autorités militaires de la Côte d’Ivoire souhaitent rencontrer leurs homologues du Burkina Faso APS SENEGAL-INFRASTRUCTURES-CLIMAT / Axes routiers : une prévalence d’érosion d’environ 50%, selon un rapport APS SENEGAL-ROMANIE-FRANCOPHONIE-MEDIAS / Un symposium régional de l’UPF sur les fausses informations s’ouvre ce jeudi à Bucarest APS SENEGAL-MONDE-ECONOMIE / Dakar abrite un atelier international sur les achats publics durables, à partir de lundi APS SENEGAL-FOOTBALL-AMBITIONS / Cheikhou Kouyaté n’envisage pas d’arrêter avec la sélection nationale APS SENEGAL-ANGLETERRE-FOOTBALL / Nottingham Forest : Kouyaté décidé à rebondir AIB Burkina : Le Parlement ratifie un prêt chinois de 30 milliards FCFA pour la réalisation de la centrale solaire de Donsin APS SENEGAL-FRANCE-AGRICULTURE / Saint-Louis : une convention de partenariat signé pour doter la SAED d’outils d’aide à la décision APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Bassirou Diomaye Faye a choisi la Mauritanie pour sa première sortie à l’étranger

Reitora da Uni-CV destaca principais resultados do projecto EMPREAMAR CV


  25 Mars      40        Environnement/Eaux/Forêts (6443),

 

Cidade da Praia, 25 Mar (Inforpress) – A reitora da Uni-CV, Judite do Nascimento, destacou hoje alguns dos principais resultados do programa EMPREAMAR CV, apontando o reforço da pesquisa marinha em todas as áreas de actividades e a incubadora de empresas na Uni-CV como “grandes resultados”.

Judite do Nascimento discursava no seminário online Debate Empreendedorismo na Economia Azul em Cabo Verde, que acontece hoje e sexta-feira, 26, no âmbito do Programa EMPREAMAR Cabo Verde e conta com a participação de especialistas de Cabo Verde, da Espanha, de Portugal, do Brasil, do Gana, da África do Sul, da Bélgica e de Inglaterra.

Conforme adiantou, o projecto da EMPREAMAR-CV é o “maior” e o “mais impactante” programa de extensão universitária que a Uni-CV desenvolve em parceria com o campus do Mar com o financiamento da Cooperação Espanhola.

“Trata-se de um projecto que pretende melhorar as condições de vida das famílias que dependem do mar para sobreviver capacitando-as para empreenderem em actividades do sector das pescas e afins garantindo-lhes um rendimento e quebrando ciclo de pobreza em Cabo Verde que tende a agravar-se com a propagação do coronavírus”, elucidou esta responsável.

A reitora destacou ainda a relevância deste projecto, cujos seus efeitos são “indescritíveis” dada a sua dimensão e dado aos impactos multiplicadores já provocados e que continuarão a provocar em Cabo Verde.

Com este projecto, asseverou Judite do Nascimento, a Uni-CV, o Campus do Mar e os parceiros de Comitê Assessor e membros de Comité Técnico, contribuem para a melhoria da qualidade de vida dependentes da economia marítima através da implementação de soluções inovadoras baseadas na formação e na promoção de empreendimentos sustentáveis e rentáveis.

Bem como, continuou, gerar oportunidades de emprego para jovens e para mulheres no âmbito das estratégias da economia azul aproveitando os recursos marinhos mediante a promoção de empreendimento sustentável.

Ao apontar os principais resultados do programa, a reitora destacou como sendo o primeiro “grande” resultado da EMPREAMAR CV o reforço da pesquisa marinha em todas as áreas de actividades, beneficiando a Uni-CV e a Universidade Técnica do Atlântico que na altura era uma faculdade de Cabo Verde.

Apontou, igualmente, o reforço da oferta e qualidade de formação académica, o apoio à implementação do início do desenvolvimento produtivo, quarto resultado do apoio da universidade de VIGO e do Campus do Mar a capacitação avançada dos docentes investigadores da Uni-CV e do antigo INDP actual Instituto do Mar.

De igual modo, indicou, o apoio da Universidade de VIGO na implementação de um doutoramento “importante” em recursos marinhos que neste momento está a produzir os primeiros doutores, diversos workshops de transferências de conhecimento em empreendedorismo para os sectores ligados à economia azul.

“A construção de uma incubadora de empresas na Uni-CV que muito nos orgulha, porque na sua fase final de desenvolvimento já possui também uma incubadora digital, cuja plataforma está na fase final”, regozijou a responsável.

Por seu turno a embaixadora da Espanha em Cabo Verde, María Dolores Ríos Peset, congratulou-se por terem atingido todos os objectivos traçados, com um destaque especial à criação da incubadora de empresas na Uni-CV.

O projecto EMPREAMAR, reforçou, apoia a implementação de soluções inovadoras baseadas na formação e promoção de empreendedorismo sustentáveis e rentáveis que pretende ser uma referência na promoção do empreendedorismo com estratégia de promoção e desenvolvimento da economia azul em Cabo Verde.

Dans la même catégorie