AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

Relatório destaca que quase 420 milhões de hectares de florestas foram perdidos para outros fins


  25 Mai      92        Environnement/Eaux/Forêts (6390),

 

Cidade da Praia, 25 Mai (Inforpress) – O relatório sobre o Estado das Florestas do Mundo 2020 destacou que quase 420 milhões de hectares de floresta foram perdidos, desde 1990, e que a taxa de desmatamento diminuiu nas últimas três décadas.

O documento, lançado por ocasião do Dia Internacional da Diversidade Biológica, assinalado no passado dia 22 de Maio, foi produzido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Segundo uma nota de imprensa, esta última edição do relatório destaca que é preciso agir “urgentemente” para salvaguardar a biodiversidade das florestas diante dos “altos níveis de desmatamento e degradação”.

O mesmo documento destacou que quase 420 milhões de hectares de floresta foram perdidos como resultado da sua conversão para outros fins, desde 1990, e que a taxa de desmatamento diminuiu nas últimas três décadas.

“É essencial proteger as florestas já que elas abrigam a maior parte da biodiversidade terrestre. O relatório mostra que as florestas comportam 60.000 espécies de árvores diferentes, 80 por cento (%) das espécies de anfíbios, 75% das espécies de aves e 68% das espécies de mamíferos”, lê-se no documento.

O relatório da FAO revelou ainda que, apesar da desaceleração do desmatamento na última década, quase 10 milhões de hectares são perdidos, a cada ano, devido à sua conversão para fins agrícolas ou outros.

Para o director-geral da FAO e a directora-executiva do PNUE, Qu Dongyu e Inger Andersen, respectivamente, que escreveram o prefácio do relatório, o desmatamento e a degradação florestal continuam a um “ritmo alarmante, o que contribui significativamente para a perda da biodiversidade”.

Ambos reiteraram os seus compromissos para melhorar a cooperação mundial com o objectivo de “restaurar os ecossistemas degradados e danificados, combater as mudanças climáticas e proteger a biodiversidade”.

No quesito “empregos e meios de subsistência”, o relatório destacou que milhões de pessoas em todo o mundo dependem das florestas para a sua segurança alimentar e meios de existência.

Informou ainda que as florestas proporcionam mais de 86 milhões de empregos ecológicos, e que mais de 90% das pessoas, que vivem em pobreza extrema, dependem de florestas para produtos silvestres, lenha ou parte dos seus meios de existência.

Para a elaboração deste relatório, a FAO contou com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUE) e com a contribuição técnica do Centro Mundial de Monitoramento da Conservação da Natureza do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUE-WCMC).

AM/CP
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie