APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Religão/Organização da Cooperação Islâmica(OCI) visita a Guiné-Bissau entre 07 e 10 de Abril


  29 Mars      38        Religion (1310), Société (45064),

 

Bissau, 29 Mar 23 (ANG) – Uma delegação da Organização da Cooperação Islâmica(OCI) visita a Guiné-Bissau entre 07 e 10 de Abril estando previstas várias doações à instituições religiosas do país e concessão  de bolsas de estudo à membros da Juventude Islâmica da Guiné-Bissau.

“O objetivo da delegação que será chefiada pelo Presidente da OCI,  é de se inteirar da situação da juventude e  realizar algumas ações, nomeadamente uma conferência na atual Escola Nacional de Administração (ENA) sob o tema Juventude e Emprego, também está previsto a concepção de bolsas interna à cinco estudantes da ENA”, disse o porta-voz da Comunidade da Juventude Islâmica da Guiné-Bissau, Queba Coma, a saída da audiência com o PR.

Coma acrescentou que, no dia seguinte, a mesma delegação fará uma conferência na Escola Attadamu, sob  o tema  “Juventude, Religião e Modernismo” e diz que também serão atribuídas 10 bolsas interna aos estudantes da mesma escola.

O porta-voz revelou que a delegação de OCI ainda prevê  visita às  escolas corânicas do país, as quais deverá fazer  ofertas de arroz e açucar, para além de deslocações à  quatro instituições de Ensino Àrabe e religioso, e dois internatos de memorização do Alcorão.

Coma disse que, a delegação de OCI vai visitar escolas corânicas na qual pretendem propor que os estudantes que não estiveram fora dos internatos corânicos, passarão a beneficiar de pagamento de propina mensal. Tendo salientado que, se possível o pagamento de propinas anual será ainda melhor.

No âmbito dessa visita a Comunidade Nacional da Juventude Islâmica irá propor quatro projetos, sendo três  projetos pilotos e um será na área das pescas para a redução da pobreza.

Coma adiantou que, um dos três projetos pilotos será na área de agricultura e que será  destinada à 50  mulheres, em todo o país.

Disse  que o outro projeto piloto será de  capacitação da juventude nas áreas de ciências exatas, como por exemplo, nas áreas de  engenharia e de medicina, ou seja, áreas que entenderam  que o país tem carência de quadros.

Informou que, o terceiro e último projeto piloto que vão propor à delegação da OCI tem que ver com a construção de um Complexo Social para albergar a sede da Juventude Islâmica da Guiné-Bissau com um salão de conferências, uma biblioteca, entre outras dependências.

O porta-voz, disse que durante a estada da delegação no país, a mesma terá encontro com as autoridades nacionais, nomeadamente com ministro da Cultura, Juventude, de Agricultura, dos Negócios Estrangeiros, com o Primeiro-ministro, Presidente de Assembleia Nacional Popular e finalmente com o Presidente da República.

Segundo Queba Coma, em princípio a delegação de OCI  deve efetuar uma visita ao interior do país, concretamente à Aldeia de Bidjini pertencente à região de Bafatá, local  em que  situa a mesquita mais antiga da Guiné-Bissau.

Coma contou que a delegação de OCI vai visitar igualmente Mesquita Central da cidade de Bafatá na qual será doado também arroz e açucar e que visitará  ainda o Centro Internato das Crianças Talibés, local onde  as crianças estão a apreender ler e interpretar o Alcorão, o livro sagrado da religião muçulmana.

“Não queremos que as crianças talibés estejam nas ruas, por isso, teremos que criar os meios alternativos para que as crianças continuem a apreender ler e interpretar o Alcorão fora das mendigações nas ruas”, disse Queba Coma .

Recentemente o Presidente de República deu ultimato às mendigações das crianças talibés nas ruas a pedir esmolas. Na base da decisão de Umaro Sissoco Embaló, os imames nacionais e o governo reuniram e  chegaram ao consenso de que todos devem colaborar para pôr fim a prática  e preparar  um futuro melhor para essas crianças.

A delegação da Juventude da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) vindo da Turquia,organização de que a Guiné-Bissau é membro, estará no país entre 07 e 10 de Abril.

Dans la même catégorie