AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires AIP Un syndicat de professeurs du secondaire plaide pour l’obtention de primes et des indemnités ANP Fonds de Solidarité pour la Sauvegarde de la Patrie : Le Comité de gestion reçoit plus de 11.500.000 CFA de contributions AIP Un expert exhorte le gouvernement à investir davantage dans la fintech AIP La deuxième édition du forum sur l’économie circulaire en Afrique prévue en octobre prochain à Abidjan AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat

Religão/Organização da Cooperação Islâmica(OCI) visita a Guiné-Bissau entre 07 e 10 de Abril


  29 Mars      36        Religion (1296), Société (44872),

 

Bissau, 29 Mar 23 (ANG) – Uma delegação da Organização da Cooperação Islâmica(OCI) visita a Guiné-Bissau entre 07 e 10 de Abril estando previstas várias doações à instituições religiosas do país e concessão  de bolsas de estudo à membros da Juventude Islâmica da Guiné-Bissau.

“O objetivo da delegação que será chefiada pelo Presidente da OCI,  é de se inteirar da situação da juventude e  realizar algumas ações, nomeadamente uma conferência na atual Escola Nacional de Administração (ENA) sob o tema Juventude e Emprego, também está previsto a concepção de bolsas interna à cinco estudantes da ENA”, disse o porta-voz da Comunidade da Juventude Islâmica da Guiné-Bissau, Queba Coma, a saída da audiência com o PR.

Coma acrescentou que, no dia seguinte, a mesma delegação fará uma conferência na Escola Attadamu, sob  o tema  “Juventude, Religião e Modernismo” e diz que também serão atribuídas 10 bolsas interna aos estudantes da mesma escola.

O porta-voz revelou que a delegação de OCI ainda prevê  visita às  escolas corânicas do país, as quais deverá fazer  ofertas de arroz e açucar, para além de deslocações à  quatro instituições de Ensino Àrabe e religioso, e dois internatos de memorização do Alcorão.

Coma disse que, a delegação de OCI vai visitar escolas corânicas na qual pretendem propor que os estudantes que não estiveram fora dos internatos corânicos, passarão a beneficiar de pagamento de propina mensal. Tendo salientado que, se possível o pagamento de propinas anual será ainda melhor.

No âmbito dessa visita a Comunidade Nacional da Juventude Islâmica irá propor quatro projetos, sendo três  projetos pilotos e um será na área das pescas para a redução da pobreza.

Coma adiantou que, um dos três projetos pilotos será na área de agricultura e que será  destinada à 50  mulheres, em todo o país.

Disse  que o outro projeto piloto será de  capacitação da juventude nas áreas de ciências exatas, como por exemplo, nas áreas de  engenharia e de medicina, ou seja, áreas que entenderam  que o país tem carência de quadros.

Informou que, o terceiro e último projeto piloto que vão propor à delegação da OCI tem que ver com a construção de um Complexo Social para albergar a sede da Juventude Islâmica da Guiné-Bissau com um salão de conferências, uma biblioteca, entre outras dependências.

O porta-voz, disse que durante a estada da delegação no país, a mesma terá encontro com as autoridades nacionais, nomeadamente com ministro da Cultura, Juventude, de Agricultura, dos Negócios Estrangeiros, com o Primeiro-ministro, Presidente de Assembleia Nacional Popular e finalmente com o Presidente da República.

Segundo Queba Coma, em princípio a delegação de OCI  deve efetuar uma visita ao interior do país, concretamente à Aldeia de Bidjini pertencente à região de Bafatá, local  em que  situa a mesquita mais antiga da Guiné-Bissau.

Coma contou que a delegação de OCI vai visitar igualmente Mesquita Central da cidade de Bafatá na qual será doado também arroz e açucar e que visitará  ainda o Centro Internato das Crianças Talibés, local onde  as crianças estão a apreender ler e interpretar o Alcorão, o livro sagrado da religião muçulmana.

“Não queremos que as crianças talibés estejam nas ruas, por isso, teremos que criar os meios alternativos para que as crianças continuem a apreender ler e interpretar o Alcorão fora das mendigações nas ruas”, disse Queba Coma .

Recentemente o Presidente de República deu ultimato às mendigações das crianças talibés nas ruas a pedir esmolas. Na base da decisão de Umaro Sissoco Embaló, os imames nacionais e o governo reuniram e  chegaram ao consenso de que todos devem colaborar para pôr fim a prática  e preparar  um futuro melhor para essas crianças.

A delegação da Juventude da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) vindo da Turquia,organização de que a Guiné-Bissau é membro, estará no país entre 07 e 10 de Abril.

Dans la même catégorie