ANG Sociedade/Disputa de posse de Terra entre populares de “Djal” e “Ponta Zamora” resulta em uma vitima mortal e vários feridos ANG Comunicação social/Televisões e rádios sem transmissões na Guiné-Bissau há várias semanas ANG Comércio/Governo suspende subvenção para aquisição do arroz AIP Abidjan accueille le 5ème Forum régional Afrique-Europe « Notre Futur » AIP Onze élèves ivoiriens vont participer à une compétition mondiale de robotique aux Etats-Unis AIP Eurocham et ses partenaires lancent le projet « S’investir durablement ensemble » à Abidjan MAP Soudan: 391 décès dus au choléra et à la dengue ANP Le CNSP et les syndicats étudiants échangent sur la situation et les défis du secteur de l’éducation au Niger MAP Explosion de la consommation de l’héroïne en Afrique du Sud (étude) MAP Lancement d’un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme en Afrique de l’Ouest

Religião/ “Radicalismo politico, social e religioso gera ódio e sentimento de vingança com consequências desastrosas para a sociedade”, diz ministra da Justiça


  30 Novembre      85        Religion (1310),

 

Bissau, 30 Nov 22(ANG) – A ministra da Justiça e dos Direitos humanos disse hoje que o radicalismo político, social e religioso gera ódio e sentimento de vingança com consequências desastrosas para a sociedade.

O encontro de dois dias juntou 50 líderes religiosos entre os quais Imames, Padres e pastores para  analisar entre outras temáticas, o Radicalismo e extremismo Violento,  a dimensão e consequências no mundo e na África Ocidental em particular; o Papel dos líderes religiosos na prevenção do radicalismo e violento-Boas práticas na África Ocidental e Conclusões preliminares do estudo compreensivo sobre a radicalização e extremismo violento na Guiné-Bissau.

O segundo e último dia do evento será dedicado ao tema confissões religiosas face ao radicalismo e extremismo violento, e ao  debate sobre a agenda comum dos  líderes religiosos para prevenção do radicalismo e extremismo violento.

Teresa da Silva declarou que o Governo está determinado a  criar condições que permitam a redução dos níveis de conflitualidade no país, e incentivar a utilização de valores de diálogo e  tolerância na resolução dos desencontros entre os guineenses.

Segundo a ministra da Justiça e dos Direitos Humanos, o Governo  aprovou, recentemente, a Estratégia Nacional de Promoção e Proteção dos Direitos Humanos, cuja implementação requere a participação e o empenho de todos os atores nacionais, parceiros internacionais e das organizações da sociedade civil.

A ministra encoraja aos  líderes religiosos   a não pouparem esforços e sinergias na desconstrução  de ideologias radicais extremistas e discursos de ódio na mente dos jovens, na sociedade em geral.

“A Guiné-Bissau está inserida num espaço geográfico complexo e afetado por fenómenos de radicalismo, extremismo violento,  crime organizado,  terrorismo, a corrupção e o branqueamento de capitais”, salientou.

Acrescentou que   são crescentes as ameaças ao desenvolvimento, a paz e estabilidade da sub-região, pelo que todos devem estar  preparados para enfrentar essas dinâmicas negativas, que tendem a minar a esperança e o futuro dos povos.

Estas ameaças, de acordo com Teresa da Silva, em constante evolução, corroem, gradualmente, as bases do Estado de Direito, e, em último análise, comprometem o desenvolvimento económico.

Teresa Silva defende que  a natureza global destes desafios e  suas ramificações requerem a atenção e sinergia de todos os atores nacionais com vista a censurar e repelir qualquer sinal  ou iniciativa radical extremista capaz de minar a paz e a coesão nacional.

“O objetivo da paz é assegurar que os conflitos resultantes das relações humanas sejam resolvidas de forma não violenta usando as ferramentais tradicionais, tais como a justiça, solidariedade, equidade, tolerância e o respeito pelo dignidade da pessoa”, destacou Teresa da Silva.

O Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Augusto Mário da Silva destacou que o país é conhecido pela coesão social e caraterizado pela tolerância étnico e religiosa, e com uma riquíssima diversidade cultural, e que a coabitação étnica e religiosa faz dela um exemplo na sub região.

“Essa diversidade cultural étnica e religiosa que representa uma alavanca para o desenvolvimento, pode também representar uma ameaça a coesão nacional, se não for, permanentemente, cultivada e cuidada”, avisou.

Augusto  Silva afirmou que a Guiné-Bissau faz parte de uma sub-região fortemente marcada por um contexto de recondicionamento de actividades criminosas levado a cabo por  grupos de extremistas radicais.

Por isso, diz, não se pode esquecer que a falta de perspectiva para os jovens, a pobreza crescente e o desemprego levam os  jovens a siguir   caminhos perigosos de imigração ilegal, mas também a torná-las presas fáceis das correntes ou ideologias extremistas radicais.

Neste contexto, segundo o presidente da LGDH, a vigilância assume capital importância no sentido de melhorar a perspectiva dos jovens e de promover a educação e formação, e sem por de lado  a formação religiosa  e o  aprofundamento da noção de tolerância.

Disse que o encontro que hoje  se realiza   nessa perspetiva, na convicção de que os líderes religiosos constituem uma força poderosa e determinante para a construção de  pontes de diálogo, não só entre fiéis  mas também  com sociedade em geral, para a prevenção e desconstrução das ideologias radicais que semeiam discórdia e alimentam a violência na sociedade.

O Adido do Instituto Camões de Cooperação, António Nunes recomendou que se dê mais  atenção à  questões de extremismo religioso no país, apesar de não ser preocupante em comparação com outros países da sub-região.

Nunes afirmou que a Guiné Bissau é um país etnicamente “muito riquíssima”, e que apesar de ter uma educação débil, um sistema de saúde também débil e pobre, consegue atrair pessoas para trabalharem, por ser  um “país tolerante e de paz”.

Dans la même catégorie