Bissau, 11 Jul 23 (ANG) – A União Europeia, através do Projecto Observatório da Paz-Nô Cudji Paz, em parceria com e o Conselho Nacional Islâmico promove entre 13 e 14 do corrente uma acção de formação no domínio de prevenção do radicalismo e extremismo violento, destinada aos imames provenientes de todo o território nacional.
Segundo um comunicado do Instituto Marquês Valle Flôr, distribuído à imprensa, a iniciativa visa contribuir para a consolidação da paz através do reforço de capacidade dos imames no domínio da prevenção do radicalismo e extremismo violente no país.
Com o evento, de acordo com o documento, pretende-se ainda capacitar os líderes religiosos com conhecimentos e técnicas de deteção de sinais de radicalização e extremismo violento, e promoção da coesão social e diálogo inter-religioso na Guiné-Bissau.
“Durante dois dias de formação serão apresentados vários temas entre os quais se destacam, as acções e conceito básico sobre o radicalismo e extremismo violento – dinâmica mundial, regional e nacional, perceções sobre as etapas do processo de radicalização, o papel dos imames no reforço da coesão social e diálogo inter-religioso e respostas nacionais face ao radicalismo e extremismo violento”, acrescentou.
Observatório da Paz-Nô Cudji Paz é um projeto financiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Instituto Camões e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr, em conjunto com a Liga Guineense dos Direitos Humanos.
Estas organizações pretendem contribuir para o diálogo, promoção da paz e a prevenção da radicalização e do extremismo violento na Guiné-Bissau, através do reforço da participação, trabalho em rede e estabelecimento de parcerias estratégicas entre as organizações da sociedade Civil e outros ator
es sociais e políticos.