AIP CAN 2023 : 10 fois plus de revenus enregistrés par rapport à l’édition précédente ACI Congo/Femmes: Incorporer le port du pagne dans les activités du 8 mars, selon Olga Rachelle Mangouandza. MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR

Resultados das autárquicas apontam para melhoria no equilíbrio dos géneros nos órgãos colegiais – CNE


  9 Décembre      23        Education (7105),

 

Cidade da Praia, 09Dez (Inforpress) – Os resultados das eleições autárquicas de 25 de Outubro apontam para uma melhoria no equilíbrio de géneros nos órgãos colegiais no poder local em Cabo Verde, revelou hoje a Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Segundo a presidente da CNE, Maria do Rosário Gonçalves, os dados apresentados apontam para um aumento de candidatos femininos nas listas na ordem dos 14 por cento (%) e aumento das mulheres eleitas na ordem de 14%.
No total integraram as listas concorrentes 2.612 cidadãos eleitores como efectivos e suplentes para a câmara e assembleia municipais, dos quais 1.423 eram do sexo masculino e 1.189 do sexo feminino.
A nível da câmara municipal foram eleitos 138 vereadores incluindo os presidentes, dos quais 82 do sexo masculino, representando 59,42%, e 56 do sexo feminino, representando 40,58%.
A nível dos presidentes das câmaras nenhuma mulher foi candidata e consequentemente não houve eleição de mulher presidente de câmara, mas em relação à presidência das assembleias municipais a maioria são mulheres.
Os dados da CNE apontam que houve a eleição de 342 eleitos municipais, dos quais 198 são do sexto masculino, equivalente a 57,89%, e 144 do sexo feminino, correspondente a 42,11$% dos eleitos.
“Regista-se uma melhoria no equilíbrio dos géneros nos órgãos colegiais no poder local de Cabo Verde, traduzido no aumento de candidatos feminino na lista na ordem de 14% e aumento de mulheres eleitas na ordem de 15%”, especificou Maria do Rosário Gonçalves
As autárquicas de 25 de Outubro foram as primeiras realizadas depois da aprovação pelo parlamento da lei da paridade, que impõe a obrigatoriedade das listas terem o mínimo de 40% de um dos sexos (40/60).
Segundo a presidente da CNE, ficou registado “o passo gigantesco” no objectivo do milénio da igualdade de género na participação política, inclusão e acessibilidade das eleições.
“Caminhados para as eleições legislativas de 2021, não como derrotados, mas sim reforçados e com confiança”, afirmou a presidente da CNE.
No total de 16 listas, sendo quatro propostas por partidos políticos e 12 independentes, conforme os dados da CNE, oito das listas respeitaram o limiar da paridade 60/40 para a câmaras e assembleia municipais, e oito listas não respeitaram num ou outro órgão.
No total concorreram às eleições autárquicas de 25 de Outubro 65 candidaturas, nos 22 municípios do País
A nível nacional estavam inscritos 336.642 eleitores dos quais 196.732 exerceram o seu direito de voto, correspondente a 61% dos inscritos. A abstenção ficou nos 39%.
Os resultados definitivos indicaram que o Movimento para a Democracia (MpD) venceu em 14 das 22 câmaras municipais, designadamente Ribeira Grande, Paul e Porto Novo, em Santo Antão, São Vicente Ribeira Brava e Tarrafal em São Nicolau, no Sal, Maio, Santa Catarina do Fogo, São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo, Santa Catarina e São Miguel.
O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) ganhou em oito das 22 câmaras municipais, designadamente Praia, Ribeira Grande de Santiago, São Domingos, Santa Cruz e Tarrafal na ilha de Santiago, São Filipe e Mosteiros na ilha do Fogo e Boa Vista.

Dans la même catégorie