ACI Le Congo met en place une stratégie pour formaliser l’économie formelle AIP Côte d’Ivoire : Le Président de l’Assemblée nationale mise sur la diplomatie parlementaire pour la résolution des conflits entre les Etats AIP Côte d’Ivoire : Le Code de l’environnement révisé pour de nouvelles dispositions en faveur des populations ACI Congo: le nouveau ministre de la santé souligne l’importance d’améliorer l’accès aux soins de qualité MAP Rabat: Le premier vice-président de la Chambre des représentants s’entretient avec le président du parlement de la CEMAC APS Sénégal : Des réformes en matière de déconcentration et de décentralisation prévues pour la gestion des futurs pôles économiques MAP Le parlement de la CEMAC réitère son soutien constant à la marocanité du Sahara APS Sénégal : L’État va assurer ‘’un encadrement réglementaire strict’’ des entreprises du secteur parapublic, selon Bassirou Diomaye Faye APS Sénégal : « Toutes les dispositions seront prises pour la sécurité des hôtels et des touristes » (Ministre du Tourisme) AIP Côte d’Ivoire : Le Président de l’Assemblée nationale appelle à la responsabilité citoyenne pour des élections apaisées en 2025

Retrospectiva 2024: Ilha do Sal continua na dianteira dos “grandes eventos” internacionais e ponto de encontro de líderes mundiais


  27 Décembre      3        Société (47789),

 

Espargos, 27 Dez (Inforpress) – A ilha do Sal termina o ano de 2024, uma vez mais, como uma das ilhas que mais eventos internacionais acolheu durante o ano que se aproxima do fim e um ponto de encontro para receber líderes mundiais.
A poucos dias de deixar a Casa Branca, o Presidente norte-americano foi recebido na ilha pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que numa declaração à imprensa, depois de Joe Biden ter deixado o país, frisou que as perspectivas da continuidade de uma boa relação com os Estados Unidos da América foi um dos temas evidenciados durante o encontro que manteve com o Presidente.
A conferência Internacional intitulada “Liberdade, democracia e boa governança: Um olhar a partir de Cabo Verde”, um dos maiores eventos realizados na ilha e que contou com a presença de entidades nacionais e internacionais, foi considerado pelo primeiro-ministro um “grande ganho”, por posicionar Cabo Verde na senda internacional como um “país útil e de referência” a nível da liberdade e boa governança.
Ainda neste mesmo ano, a ilha foi palco de outros eventos internacionais, considerados de “grande importância”, caso da terceira conferência sobre a Década do Oceano, tendo na ocasião o Presidente da República José Maria Neves, destacado que a criação de um “impulso global” para a promoção da literacia oceânica é a maior ambição da conferência sobre os oceanos.
O Sal foi igualmente palco de dois “prestigiados eventos” em homenagem ao centenário de Amílcar Cabral, o Colóquio Centenário de Amílcar Cabral, que aconteceu de 10 a 12 de Junho e a sexta edição do Festival de Literatura-Mundo do Sal, de 13 a 16 de Junho.
Os eventos tiveram lugar na cidade turística de Santa Maria, e contou com 11 mesas temáticas, incluindo homenagens, lançamentos de livros, teatro, leituras e visitas a escolas.
Neste mesmo ano, a ilha do Sal viu “edificada” a primeira universidade na ilha, Instituto Superior de Aeronáutica e Turismo (ISAT), que na altura o ministro da Educação, que presidiu ao acto de abertura do instituto, sublinhou ser “pensado” para o contexto económico da ilha, mas com abrangência nacional e autonomia, com uma gestão de proximidade e de qualidade.
Um outro acontecimento que marcou a ilha foi a passagem de uma onda tropical, que em Outubro destruiu parcialmente o pontão de Santa Maria, símbolo turístico na ilha do Sal.
O pontão, que para além do “ganha pão” de muitos pescadores e peixeiras na ilha é um símbolo da actividade turística, não resistiu à violência do mar e foi cortado ao meio pela “fúria” das ondas.
No desporto, o Sal também, como tem sido hábito, contou com eventos internacionais, com destaque para a quinta edição do GKA Kiteworld, na “famosa” praia de Ponta Preta, contando com a participação de quase uma centena de atletas internacionais, trazendo ainda mais visibilidade para o destino como um paraíso dos desportes aquáticos.

Em um clima de celebração, a ilha do Sal também brilhou com o reconhecimento do kitesurfista Airton Cozzolino, vencedor da última etapa do Mundial de Kitesurf no Brasil, que foi consagrado como Personalidade Desportiva do Ano na IV edição da Gala do Desporto.
No campo da aviação e das ligações aéreas, a ilha recebeu o ‘low cost’ da EasyJet, que começou a voar para Cabo Verde, com o primeiro voo a trazer ao Sal 189 passageiros.
A Ilha do Sal continua a se afirmar como um centro “vibrante” de cultura, desportos e avanços tecnológicos. Ao mesmo tempo, enfrenta desafios menos bons que também marcaram a actualidade noticiosa na ilha do Sal.

Dans la même catégorie