Praia, 27 Dez (Inforpress) – O desporto cabo-verdiano teve, em 2024, o seu momento mais memorável, com a conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos (Paris 2024) pelo pugilista santa-cruzense David Pina.
O ano desportivo fica igualmente registado pela “brilhante” prestação da selecção cabo-verdiana de futebol no CAN’2023, no qual chegou aos quartos-de-final, na Costa de Marfim, sendo na altura distinguida pela Confederação Africana de Futebol (CAF) como a equipa sensação da prova.
Entretanto, fica igualmente registada a « decepcionante » prestação na qualificação para o CAN’2025, ficando na última posição do seu grupo, falhando a presença na fase final da competição.
Outro grande destaque do desporto cabo-verdiano em 2024 foi a conquista do campeonato nacional de futebol pelo Boavista da Praia, após uma seca de nove anos. A Taça de Cabo Verde foi conquistada pelo Mindelense.
Em feminino, o Seven Stars, de Santiago Sul, revalidou o título de campeão nacional.
No andebol, o Asa Stars (Santiago Sul) sagrou-se tricampeão nacional de sénior masculino, e em feminino o ABC sagrou-se bicampeão de Cabo Verde.
A nível de selecção, o combinado feminino perdeu a final da Taça Presidente do CAN’2024, prova secundária, contra a Guiné- Conacri.
Já a selecção masculina, terminou o CAN’2023, realizado no Egipto, no quarto lugar, com o pivot Paulo Moreno a integrar o “All Star Team”.
No basquetebol, a equipa sénior masculina da Real Sociedade, de São Vicente, fez história ao conquistar, pela primeira vez, o título de campeão nacional. Em feminino, o Prédio sagrou-se campeão de Cabo Verde.
No voleibol de praia, a dupla cabo-verdiana constituída pelas irmãs Janice e Ludmila Varela qualificou-se para o Mundial’2025 na Austrália, ao terminar o torneio continental de qualificação olímpica, realizado em Junho em Marrocos, em quarto lugar.
No xadrez, o presidente da federação nacional da modalidade, Francisco Carapinha, foi conduzido à categoria do árbitro internacional da Federação Internacional de Xadrez, e tornou-se no mais categorizado dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
No atletismo, Artur Fortes e Liliana Medina venceram a XVI edição da Corrida da Liberdade e a ilha Santo Antão conquistou o campeonato nacional em sénior, no Estádio Nacional.
No judo, Carolina Francês ganhou a medalha de bronze no V Campeonato Africano na Tunísia.
Na luta livre Matteo Monteiro, 20 anos, residente nos Estados Unidos, revalidou o estatuto de campeão d’África em sub-20 ao conquistar a medalha de ouro na categoria de -86 kg disputado em Alexandria (Egipto).
Nos Jogos Paralímpicos de Paris’2024, Marilson Semedo bateu recorde nacional no lançamento de dardo ao lançar 39,97 metros.
Em natação, Cabo Verde conquistou 19 medalhas, das quais nove de ouro no Campeonato Africano no Gana.
O ciclista internacional cabo-verdiano Eliezer Soares, conquistou, pela terceira vez consecutiva, o Sprint Praia 2024 na categoria elite, nos 138 km.