Ribeira Grande, 06 (Inforpress) – O responsável da Associação de Atletismo JAL – Domus Nostra classificou hoje 2024 como o melhor ano de sempre devido aos projectos e os resultados alcançados pelos atletas da ilha de Santo Antão.
Eliseu Fortes fez um balanço à Inforpress sobre os projectos da associação e mostrou-se convicto de que o ano de 2024 foi “o melhor de sempre » a nível dos diversos escalões e do número de troféus conquistados.
Segundo a mesma fonte, no ano de 2024 houve “excelentes parcerias” com pessoas individuais e colectivas, empresas e instituições do Estado, algo que “engrandeceu os resultados alcançados” a nível regional, nacional e internacional nos diferentes escalões.
“O ano de 2024 foi a cimentação do projeto JAL – Domus Nostra no panorama nacional e elevamos para o panorama internacional porque também conseguimos colocar vários atletas na selecção de Cabo Verde e fomos campeões nacionais de pista por região, quando na nossa ilha não existem infraestruturas para treinar”, contou.
“Contudo, desde 2018, era um objectivo colocar vários atletas na selecção e conseguimos nos juniores e seniores sendo que, em algumas ocasiões enviamos três atletas de uma vez para a seleção o que é espetacular”, concretizou.
Conforme Eliseu Fortes, as conquistas dos atletas da Escola de Iniciação JAL – Domus Nostra estão alinhadas com a formação de corredores que o projecto prioriza, nomeadamente na procura de potenciais atletas, pelo que destacou a quinta edição da corrida São Silvestrinha 2024 realizada no dia 27 de Dezembro como uma janela de projecção e seguimento de novos atletas.
Em relação aos desafios para 2025, Eliseu Fortes elencou a construção de um centro de treinamento em Lagoa do Planalto Leste como uma infraestrutura essencial, que ainda não foi concretizada devido a falta de financiamento.
Também mencionou a necessidade de uma pista de atletismo na ilha, por isso pediu a união dos três municípios de Santo Antão para dotar a ilha de infraestrutura para que se possa aumentar ainda mais o nível dos atletas na defesa dos títulos.
Para o Eliseu Fortes a parceira da JAL – Domus Nostra com o clube Domus Nostra de Portugal, que esteve em Cabo Verde em 2024 a participar no Santo Antão Triangle Trail, é um outro “motivo de orgulho” para ele, que vai completar 20 anos a competir no atletismo, além de ser dirigente e treinador da modalidade.