AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan AIP Les sages-femmes et institutrices unissent leurs efforts pour favoriser la scolarisation des jeunes filles AIP REVUE DE PRESSE : Des sujets liés à la politique nationale font la Une des journaux ce jeudi AIP Rupture collective œcuménique du jeûne: Nassénéba Touré prône la solidarité AIP Kandia Camara félicite l’Allemagne pour la dynamique de la coopération bilatérale AIB L’association CAMEG devient une société d’Etat pour consacrer la souveraine du Burkina dans le secteur du médicament AIB Veille citoyenne : Un Chargé de mission rend visite aux »wayiyans »

Ribeira Grande de Santiago: Barragem de Salineiro já alberga cerca de 12 metros de água


  15 Septembre      51        Environnement/Eaux/Forêts (6383),

 

Cidade Velha, 15 Set (Inforpress) – A barragem de Salineiro, no município de Ribeira Grande de Santiago, já alberga cerca de 12 metros de água (em termos de altura), após as fortes chuvas ocorridas no último fim de semana.

Em conversa com Inforpress, a técnica do Ministério da Agricultura e Ambiente, Lizita Monteiro, avançou que, até a última sexta-feira, a infraestrutura, inaugurada em 2013, continha seis metros água, em termos de altura, o que demonstra que recebeu uma grande quantidade de água.

Em termos de quantidade em metros cúbicos, disse que não sabe precisar, adiantando que nos próximos dias vão fazer um trabalho de prospecção “mais a fundo”, para determinar a quantidade de água.

No entanto, em conversa com alguns agricultores, residentes a montante e a jusante da barragem, a Inforpress constatou que a satisfação é grande dado que pela primeira vez a infraestrutura tem uma grande quantidade água.

Em conversa com a Inforpress, o agricultor Onildo Costa enalteceu o facto da barragem receber água de tal envergadura, reafirmando que os agricultores e a toda população do município podem conseguir meios de “sobreviver”, através dos trabalhos que a infra-estrutura pode gerar.

Por sua vez, Maria Lopes, também agricultora e funcionária do Ministério da Agricultura, disse que esperam a intervenção do Governo, através de canais de irrigação “gota a gota”, por forma a aproveitarem a água de melhor maneira possível e conseguir algum sustento para as famílias.

Situada na Ribeira Grande de Santiago a cerca de dois quilómetros a montante da localidade de Salineiro, a barragem tem uma capacidade de armazenamento de 701 mil metros cúbicos de água e vai irrigar cerca de 58 hectares de terra nas zonas de Salineiro e a norte de Calabaceira.

Esta barragem, orçada em mais de 500 milhões de escudos, tem 26 metros de altura e 168 do coroamento – que vai servir de passagem na via pedonal para a Cidade Nova – e ainda uma rede de adução de mais de 500 metros que vai regar essas localidades.

A barragem de Salineiro tem uma galeria interna que permite, sempre que necessário, fazer os arranjos no seu interior.

Dispõe também de dispositivos de toma de água, munidos de válvulas de serviço e de emergência e dotados de um sistema de filtros (limpeza) nas bocas de entrada para a retenção de materiais finos.

A largura do coroamento é de oito metros de forma a permitir o trânsito de viaturas nos dois sentidos da nova via a ser brevemente construída ligando as povoações de Calabaceira a de Salineiro.

Dans la même catégorie