AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité AIP La CCI-CI plaide pour une facilitation des procédures d’obtention de visas entre la Côte d’Ivoire et le Vietnam AIP Football/Ligue 1 : L’ASEC en manque d’efficacité faute de joueur décisif en attaque AIP Beugré Mambé se félicite des fruits de la collaboration entre la Côte d’Ivoire et le Ghana dans le secteur du cacao MAP Les moyens de promouvoir la coopération agricole au centre d’entretiens entre M. Sadiki et son homologue de la Guinée-Bissau MAP CAN de futsal (Demi-finale) : Finale et ticket du Mondial pour l’Angola vainqueur de l’Egypte 7 à 3 MAP Togo: Nouveau vote des députés pour ou contre la nouvelle Constitution MAP RDC: des milliers de personnes affectées par des inondations dans l’est du pays MAP Agriculture/Irrigation : La République du Congo veut tirer profit de l’expérience marocaine (ministre congolais) MAP Agriculture : Le Cap-Vert déterminé à concrétiser sa coopération avec le Maroc (ministre capverdien)

Sal: Jovem empreendedora cria primeira incubadora de negócios para dar apoio ao fomento empresarial na ilha


  16 Juin      40        Leadership Africain (162),

 

Espargos, 16 Jun (Inforpress) – A jovem empreendedora Dilma Vieira criou, no Sal, a primeira incubadora de negócios para dar apoio ao fomento empresarial na ilha, cuja inauguração aconteceu quarta-feira, 15, em cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
A Innovation and Enterprise Support (IES), um projecto de iniciativa privada, é uma incubadora de empresas e consultoria empresarial que apoia empreendedores e potenciais empreendedores para que possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso.
O espaço da IES, promovido por esta jovem empreendedora salense, que visa desenvolver diferentes programas para diferentes empreendedores, desde os que estão na fase de ideia ou aqueles que precisam reestruturar ou dar um impulso ao seu negócio, fica situado no 2º piso frente, no prédio da Foto Vieira, em Espargos.
Durante a apresentação do projecto assistiu-se ainda à assinatura de alguns protocolos de parceria entre IES e outras instituições, nomeadamente o IEFP e a Cabo Verde Empresas.
Pretendendo criar um ambiente favorável para o surgimento de empresas inovadoras e com alto potencial, a gestora da Incubadora disse que o problema de financiamento a jovens empreendedores não se coloca, que a principal dificuldade reside no “saber gerir” o dinheiro que é disponibilizado para a sustentabilidade do negócio.
“Temos excelentes programas desenhados para apoiar o empreendedorismo, mas às vezes temos jovens a distorcerem aquilo que é o objectivo dos programas, e a concretização do negócio fica aquém das suas expectativas”, analisou a jovem empresária.
Dilma Vieira disse acreditar que a IES poderá ser uma parceira da Pró-Empresa, do Governo e outras instituições ou associações empresariais, para todos juntos trabalharem no empoderamento económico, bem como na redução da pobreza, através da promoção do empreendedorismo.
“Porque não queremos jovens, pessoas dependentes das cestas básicas, do assistencialismo, mas sim jovens empreendedores (…)”, desafiou a gestora que, actualmente, está a fazer o seguimento de 30 jovens beneficiados com o projecto “Viveiro Empreendedor”, no acesso ao financiamento e implementação dos seus negócios.
A mesma fonte aproveitou para desafiar os jovens a saírem da sua zona de conforto, e enveredar-se para o empreendedorismo que, conforme disse, “não é rosa”, exigindo, porém, “muito sacrifício e dedicação”.
“Mas os obstáculos fazem parte da caminhada para o sucesso”, estimulou.
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, por seu lado, elogiou a “atitude e o espírito de empreender” de Dilma Vieira, jovem que escolheu a via do empreendedorismo, que é “muito nobre, desafiando riscos e vencendo obstáculos”.
“É um risco, uma opção, mas que não tenho dúvidas produz resultados. É o que nós precisamos de facto (…) criar cada vez mais essa atitude de empreender, fazer acontecer, correr riscos, saber gerir os riscos e ter capacidade de perseverança”, comentou o chefe do Governo.
Ulisses Correia e Silva disse ainda que o que falta é ter cada vez mais jovens a empreenderem, pois já existem instrumentos de apoio de financiamento e um quadro fiscal “muito favorável”.
“E a incubadora é um bom instrumento, porque é um espaço de partilha, onde se pode ir crescendo, fazendo. Estou convencido que os jovens do Sal irão ter um bom aproveitamento”, almejou, desejando sucessos à jovem empreendedora.

Dans la même catégorie