São Filipe, 10 Jul (Inforpress) – O vereador da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo desde 2016, Carlos Rodrigues, continua firme na candidatura à presidência da câmara nas eleições autárquicas de 2024 pela lista do Movimento para a Democracia (MpD).
Após o actual presidente Alberto Nunes ter manifestado, na semana passada, a sua disponibilidade, Carlos Rodrigues manifestou hoje, em declaração à Inforpress, a sua disponibilidade em candidatar-se à presidência da edilidade de Santa Catarina do Fogo.
“Estou aguardando as orientações da direcção nacional do Movimento para a Democracia (MpD) sobre a escolha do candidato”, disse Carlos Rodrigues, defendendo que a escolha deve passar ou pela eleição interna ou pela realização de sondagem.
Para o mesmo, o melhor modelo seria a eleição interna tendo em conta que não tem custo e os militantes conhecem bem os candidatos e a realidade do município de Santa Catarina do Fogo e, no dizer de Carlos Rodrigues, de certeza farão a melhor escolha, observando que a realização de sondagem tem custo grande e pode acontecer outras coisas que podem influenciar a escolha.
“Qualquer um é bem-vindo, respeitarei e abraçarei a decisão ou a escolha dos militantes”, disse Carlos Rodrigues, lembrando que a sua candidatura surgiu durante a campanha autárquica de 2020, em que o actual presidente Alberto Nunes comprometeu-se em exercer dois mandatos e que o vereador Carlos Rodrigues, assumiria a liderança no ano 2024.
Caso a direcção nacional do MpD opte pela escolha directa do candidato, Carlos Rodrigues promete pronunciar-se posteriormente.
“Muitos confiaram na palavra de Alberto Nunes, deram votos de confiança, acreditando que cumpriria a sua palavra. Hoje muitos estão revoltados com a sua posição e uma boa parte está firme em me apoiar”, afirmou o vereador Carlos Rodrigues, para quem o actual presidente não está a preocupar-se com o desenvolvimento do município ou com a situação socioeconómica das famílias, mas está focado no interesse próprio, levando-o a tomar medidas que “de certeza” impactará negativamente o desenvolvimento do município.
Como exemplo, apontou que algumas actividades que constam do plano de actividade de 2023 não serão implementadas, como a da toponímia municipal, o funcionamento do Centro Dia de Lapinha, porque os vereadores que assumiram essas áreas não foram capacitados para tal.
Apesar da divergência com Alberto Nunes, o vereador mostra-se disponível em acompanhar e concretizar os projectos elaborados sob a sua tutela, como a construção da praça pública de Fonte Aleixo, as placas desportivas nas comunidades de Tinteira e Mãe Joana, reabilitação de escolas e jardins, aquisição de equipamentos informáticos para os jardins infantis, promoção de raças melhoradas, reabilitação da habitação Social.
O vereador, que continua determinado em levar avante a sua candidatura, disse que devia acompanhar o presidente Alberto Nunes, numa missão aos Estados Unidos da América no próximo dia 26 de Julho e que os bilhetes de passagens foram adquiridos no início de Janeiro, há sete meses.
Segundo o mesmo, o edil cancelou a viagem do vereador para os Estados Unidos da América, mas como Carlos Rodrigues pretende deslocar-se como estava programado, o edil exigiu a devolução do valor das passagens à câmara, o que está a ser feito pelo mesmo.
Assim o vereador Carlos Rodrigues e o presidente Alberto Nunes vão viajar no mesmo dia, 26 de Julho, para os Estados Unidos da América, sendo que o vereador vai aproveitar parte das suas férias para contactos com emigrantes de Santa Catarina do Fogo residentes nos EUA: