MAP Le PAP lance à Nairobi des consultations publiques sur l’égalité des sexes AGP Gabon/Justice : Remise officielle du décret portant reclassement à titre exceptionnel de 274 Greffiers AGP Gabon : Le président Oligui Nguéma au chevet de la veuve et des orphelins Richard Moulomba MAP Inondations en Tanzanie: le nombre de morts grimpe à 155 MAP Nigeria: Une centaine de détenus s’évadent de prison suite à de fortes pluies MAP Tunisie: Nouvelle vague d’expulsions de migrants subsahariens MAP Le Sahara marocain, un levier pour le renforcement de l’espace afro-atlantique et du Sahel (Forum) AIP Une campagne de distribution gratuite de moustiquaires imprégnées débute en mai (Ministère) ANP Les USA discutent avec les autorités nigériennes d’un ‘’retrait ordonné et responsable’’ de ses troupes stationnées dans le pays (Pentagone) MAP Les entreprises sud-africaines peinent à s’adapter sur les marchés africains (experts)

Santa Catarina: Presidente da câmara enaltece generosidade dos emigrantes em tempos de pandemia


  9 Août      26        Politique (25363),

 

Assomada, 0 Ago (Inforpress) – A presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, enalteceu este sábado a generosidade dos emigrantes cabo-verdianos, e em particular os santa-catarinenses, agradecendo-os pelo pronto apoio aos familiares em tempos de pandemia de covid-19.

Jassira Monteiro discursava no tradicional encontro com emigrantes que estão de férias nesse concelho do interior de Santiago, no âmbito da “Semana do Emigrante”, que decorreu durante quatro dias, sob o lema “com os emigrantes Santa Catarina segue em frente”.

“(…) Endereçamos um agradecimento especial a todos os emigrantes, porque durante a pandemia percebemos que não deixaram o vosso país e familiares na mão. As famílias não sentiram o efeito da queda da economia durante a pandemia porque vós emigrantes estiveram presentes”, começou por dizer.

“Portanto, muito obrigada e bem-haja a comunidade emigrada pela ajuda durante a pandemia e continuem a fazer não só para os vossos familiares, mas também pelos vosso município e País que vos viu nascer um dia”, acrescentou a autarca.

A chefe do executivo municipal evocou o falecido autarca José Alves Fernandes, que era “amigo dos emigrantes”, e assegurou que o “encontro de emigrante” vai continuar a ser realizado anualmente.

A mesma fonte que justificou a não realização do encontro no ano passado por causa da pandemia, sublinhou que o mesmo tem como objectivo reforçar o engajamento do município que dirige em ter um diálogo, parceria e proximidade com a comunidade emigrada.

O evento, informou, visa ainda dar a conhecer aos emigrantes os projectos que a autarquia tem em curso, apresentar a nova equipa camarária do mandato 2020-24 e os serviços e produtos direccionados aos mesmos, e ainda para auscultar as suas preocupações e subsídios para o desenvolvimento desse município.

Tendo em conta, que Santa Catarina hoje já conheceu o “novo rumo de desenvolvimento”, referindo-se às obras de requalificação urbana e ambiental do centro da cidade de Assomada, Jassira Monteiro manifestou a intenção de continuar a trabalhar no processo de desenvolvimento desse município do interior de Santiago, fazendo assim cumprir o legado do falecido José Alves Fernandes.

Por sua vez, o ministro das Comunidades, Jorge Santos, que presenciou o encontro, reiterou que para o Governo liderado por Ulisses Correia e Silva, as comunidades cabo-verdianas são uma “extensão das ilhas no exterior”.

“As comunidades cabo-verdianas são uma extensão não só a nível da cultura, mas também da nossa história, do nosso povo e da nossa Nação”, reconheceu, enaltecendo o papel que os emigrantes têm tido no desenvolvimento do País, sobretudo em tempos da pandemia.

Daí, rendeu uma homenagem a todos os emigrantes de Santa Satarina e de todo Cabo verde, destacando, no entanto, o “gesto nobre” da comunidade dos Países Baixos, que conseguiu mobilizar vacinas e equipas médicas para a ajudar o País no processo da vacinação contra a covid-19.

O encontro foi transmitido para todo o mundo, através da rede social Facebook e contou com animação cultural, seguido de um jantar convívio, que teve como palco o anfiteatro da Escola Técnica Grão-Duque Henri (ETGDH).

Entretanto, antecederam o “encontro de emigrante” uma feira e espaço de reflexão emigrante-investidor, que segundo a organização cumpriram todas as recomendações das autoridades sanitárias.

A Feira do Emigrante, que contou com a participação de 13 expositores, aconteceu de 04 a 07 de Agosto, tendo como palco a Zona Pedonal António Mascarenhas Monteiro. No espaço, os visitantes tiveram a oportunidades de adquirir peças de artesanato e produtos locais.

Já o encontro “emigrante-investidor”, destinado a investidores residentes na diáspora, teve lugar na quinta-feira, 05, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde foram debatidos temas como “Estatuto do investidor emigrante”, “Economia digital” e “Diáspora: factor de desenvolvimento estratégico da Agenda de Cabo Verde 2030”.

Dans la même catégorie