Pedra Badejo, 12 Dez(Inforpress) – O programa Jov@Emprego realizou em Santa Cruz, interior de Santiago, um encontro com sectores privados de produção de “banana e turismo rural”, que visa melhorar a inserção profissional dos jovens no mercado de trabalho.
Segundo o coordenador do programa, José Manuel Medina, uma das actividades que estava prevista neste programa é uma análise de desenvolvimento de cadeias de valores que foram identificadas através de um diagnóstico, em que o projecto trabalha uma série de cadeias de valores que de ponto de vista do emprego jovem poderia ser considerada mais promissora.
Conforme explicou, para a ilha de Santiago foram identificadas duas cadeias de valores que são a “Banana e turismo rural”, e hoje começaram com este exercício, em identificar oportunidades de emprego e constrangimentos que existem na cadeia de valores, em particular na de «banana» e «turismo» no concelho de Santa Cruz, onde estas duas cadeias têm uma “grande importância”.
O objectivo deste diálogo, de acordo com o responsável, é identificar oportunidades de emprego e auto-emprego para jovens nas duas cadeias e estas têm que ser desenvolvidas para dar respostas a esse objectivo.