MAP Kenya: l’ancien ministre du Trésor arrêté dans une affaire de corruption AGP Gabon/DNI : Validation du rapport de la commission économie AIP Le ministre Vagondo Diomandé s’inspire de l’expérience allemande en matière de sécurité et de protection civile AIP L’Assemblée nationale approuve les projets de loi sur la gestion de la faune et la protection des éléphants AIP Championnat du monde de karaté: Les deux médaillés ivoiriens en Bulgarie de retour à Abidjan AIP Le préfet de Koun-Fao se réjouit de la dynamique de cohésion sociale observée dans son ressort territorial AIP Les membres du réseau du SMIT attendus à Grand-Bassam pour valider le cahier de charges AIB Burkina : Plus de 100 médecins outillés par la CARFO sur la réparation des risques professionnels et la production des certificats médicaux AGP Crise Gabon-Angola : une délégation gabonaise dépêchée à Luanda pour apaiser les tensions MAP Sénégal: Une mission du FMI attendue à Dakar (presse)

Santiago: Município de São Lourenço dos Órgãos completa hoje 16 anos da sua criação


  10 Août      30        Société (45100),

 

João Teves, 10 Ago (Inforpress) – O município de São Lourenço dos Órgãos, no interior da ilha de Santiago, separado em 2005 como uma freguesia do concelho de Santa Cruz, comemora hoje, 10 de Agosto, os 16 anos da sua criação.
Com uma superfície de 39,215 quilómetros quadrados, o município de São Lourenço dos Órgãos, tem como sede administrativa a cidade de João Teves.
O município tem o majestoso monte Pico de Antónia, como elemento simbólico e ‘ex libris’ do concelho, e a sua população é conhecida pela sua, honestidade, hospitalidade e simpatia, mas também como gente trabalhadora, com forte sentimento de pertença à terra que o viu nascer, conforme uma nota da edilidade laurentina.
Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) de 2018, o concelho de São Lourenço dos Órgãos, tinha à data uma população residente de 6.990, sendo 50,2 por cento (%) do sexo masculino e 49,8 % do sexo feminino, representando 2,3% a nível da ilha de Santiago e 1,3 % a nível de Cabo Verde.
No campo da educação, os dados apontam que 85,1 % da população com 15 ou mais anos é alfabetizada, com maior incidência na faixa etária entre 15-24 anos, em que a taxa sobe para 98,8%. Relativamente ao mercado de trabalho, o INE estima que 36,7% da população activa de São Lourenço dos Órgãos encontra-se ocupada, sendo 54,6 % homens e 43,1% mulheres.
A taxa do desemprego ronda os 11,2%, sendo 9,7% nos homens e 13,5% nas mulheres, sendo que o desemprego afecta 11,2% dos jovens (15-24).
Nas condições de vida, 91,4 % dos 1.714 agregados familiares têm acesso à electricidade, 71,9% e 76,1% têm acesso à casa de banho e água canalizada (rede pública), respectivamente, 52,6 % usam contentores para evacuação do lixo, 37,9% usam gás para cozinhar e 59,3 % usam a lenha.
No acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o telefone fixo chega a 6,1 % das habitações, 83,2% têm televisão, 11,6 % têm televisão por assinatura, 24,8 % têm computador, 7,6% tablet e 68,8 % usam internet.
Para assinalar os 16 anos do município e o seu santo padroeiro foram realizadas uma marcha, inaugurações de cisternas nas zonas altas e das unidades sanitárias de base de Pico de Antónia e Chã de Vaca, uma prova de atletismo e uma feira agro-pecuária e gastronómica e uma eucaristia, aprazada para as 10:30.

Dans la même catégorie