AIB Burkina : Plus de 100 médecins outillés par la CARFO sur la réparation des risques professionnels et la production des certificats médicaux AGP Crise Gabon-Angola : une délégation gabonaise dépêchée à Luanda pour apaiser les tensions MAP Sénégal: Une mission du FMI attendue à Dakar (presse) MAP Afrique du Sud : Le nouveau projet de loi sur le renseignement vivement critiqué par des ONG MAP Zambie: arrestation du président de la Fédération de football pour blanchiment d’argent AIB Passoré : L’Association des personnes malvoyantes et aveugles fête ses 12 ans d’existence APS SENEGAL-LITTERATURE-EDITION / ”Dans la main de Dieu” d’Annie Coly Sané, récit d’un retour à la vie d’une rescapée APS ETHIOPIE-AFRIQUE-DEVELOPPEMENT / Les pays africains doivent redoubler d’efforts pour éradiquer la pauvreté (ministre) MAP L’Angola place la transition énergétique parmi ses principales priorités (ministre) APS SENEGAL-UNIVERSITES-ORGANISATION / Un séminaire en mi-mai pour “un diagnostic situationnel” et un calendrier académique stable

Santiago Norte: Inaugurados projectos hidroagrícolas das barragens de Faveta e Figueira Gorda


  2 Février      30        Environnement/Eaux/Forêts (6468),

 

Achada Igreja, 02 Fev (Inforpress) – O Governo, através do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), inaugurou segunda-feira o sistema de aproveitamento hidroagrícola das barragens de Faveta e Figueira Gorda, que vai permitir que os agricultores tenham água para rega.
O acto da inauguração do referido projecto, que vai permitir que 82 agricultores de Faveta e 105 de Figueira Gorda passem a ter água para a rega, foi presidido pelo primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, na presença do ministro do Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e presidentes das câmaras municipais de São Salvador do Mundo e Santa Cruz, Ângelo Vaz e Carlos Silva, respectivamente.
A obra na barragem de Faveta, em São Salvador do Mundo, custou 105 mil contos e contempla 52 hectares de área irrigada e na de Figueira Gorda, em Santa Cruz, à volta de 78 mil contos e prevê cobrir 335 hectares de área irrigada.
O projecto de aproveitamento hidroagrícola, a jusante das barragens a nível nacional, orçado em mais de 200 mil contos, de acordo o MAA, é um “investimento muito importante” para a valorização da água existente nas barragens.
O mesmo, segundo o MAA, irá permitir a instalação de um sistema de rega para as zonas de influência das barragens, modernização, aumento da produção agrícola, e, sobretudo, uma melhor gestão da água para rega.
Para o primeiro-ministro, esses investimentos vão ao encontro do que o Governo designou de “agricultura inteligente”, que, conforme explicou, deve estar adaptada às condições do País e de cada zona onde se pratica a agricultura.
O primeiro-ministro ajuntou que a “agricultura inteligente” passa pela água (água dessalinizada), energia solar, capacidade de trabalho e formação aos homens do campo.
Relativamente ao projecto hidroagrícola, ora inaugurado congratulou-se com o facto de, a partir de hoje, a água chegar a cada parcela dos agricultores dos dois municípios de forma “organizada e controlada” e com o sistema de rega gota-a-gota.
Por outro lado, afirmou, os dois investimentos vão dar respostas àquilo que são as necessidades do desenvolvimento, as necessidades concretas das pessoas que precisam de trabalho e rendimento para que possam cuidar das suas famílias.
Na ocasião, lembrou que o Governo está a fazer forte investimento na rega gota-a-gota, referindo-se ao programa de subvenção de instalação do sistema de rega gota-a-gota, num montante de 120 mil contos, que prevê atingir 60 por cento (%) ou mais de penetração de rega gota-a-gota a nível nacional.
Além dessa subvenção, em que cada agricultor a nível nacional vai beneficiar de um tecto máximo de 75 contos ou 2.500 metros quadrados de terreno, o primeiro-ministro lembrou que o executivo está ainda a dar incentivos fiscais e aduaneiros para aquisições de equipamentos para a agricultura.
Por isso, apelou aos agricultores para aproveitaram tais medidas destinadas ao sector e para utilizarem ao “máximo” o sistema de rega gota-a-gota, tendo em conta que, segundo ele, vai reduzir o custo de produção, aumentar a capacidade de utilização da água e com maior parcela irrigada.
Os agricultores dos dois municípios manifestaram a sua satisfação com a chegada da água nos seus campos e com a implementação do sistema gota-a-gota.
No entanto, pediram formação para que possam tirar melhor proveito do sistema de rega gota-a-gota, ora implementada.
O primeiro-ministro dará continuidade esta terça-feira à sua visita a Santiago Norte. Em São Miguel vai presidir à inauguração do sistema hidroagrícola da barragem de Principal, às 16:00, e a inauguração do troço de estrada de penetração na Ribeira Principal, às 17:00.
A visita culmina com a inauguração da obra de electrificação em Mato Gegê e Poilão de Engenhos, em Santa Catarina, agendada para às 18:00.

Dans la même catégorie