AIB Veille citoyenne : Un Chargé de mission rend visite aux »wayiyans » APS SENEGAL-CULTURE-PERSPECTIVES / Vers la mise en place d’un Conseil consultatif des arts, des lettres et de la culture APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-RESULTATS / Commission nationale de recensement des votes : aucune réserve n’a été relevée (président) APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-REACTIONS / Washington et Ottawa félicitent Bassirou Diomaye Faye pour sa ‘’victoire électorale’’ AGP GUINÉE : L’APAC ÉCHANGE AVEC LA PRESSE SUR LA PRATIQUE DU JOURNALISME PAR LES FEMMES AGP GUINÉE : LE PM ÉCHANGE AVEC LE PRÉSIDENT DU CONSORTIUM WINNING SIMANDOU APS SENEGAL-INSTITUTIONS-PASSATION / Macky Sall invite le gouvernement à préparer les dossiers de passation de pouvoirs APS SENEGAL-GAMBIE-SOCIETE / Des patrouilles mixtes sénégalo-gambiennes pour prévenir les différends frontaliers APS SENEGAL-CULTURE-PERSPECTIVES / Habib Léon Ndiaye rassure sur la mise en œuvre du Plan stratégique de développement du théâtre APS AFRIQUE-BENIN-FOOTBALL / Gernot Rohr, sélectionneur du Bénin : “Je n’ai pas la même profondeur de banc que l’effectif du Sénégal”

Santiago Norte: Primeiro-ministro constata “evolução muito positiva” do Hospital Regional Santa Rita Vieira


  5 Mai      93        Santé (15314),

 

Assomada, 05 Mai (Inforpress) – O primeiro-ministro visitou hoje o Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), em Achada Falcão, Santa Catarina, e disse que constatou que há “uma evolução muito positiva” nesta estrutura de Saúde, que cobre a Região Norte de Santiago.

Ulisses Correia e Silva, que falava à imprensa no final da visita, em que esteve acompanhado do ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, explicou que essa “evolução” se deve aos investimentos do Governo no sector de Saúde, que possibilitou ter “mais médicos e enfermeiros, melhores de condições de trabalho em todas as áreas e novos equipamentos e matérias”.

É que, segundo ele, os novos equipamentos e materiais hospitalares vão dar apoios aos profissionais de saúde para o exercício das suas actividades e que também melhorar o resultado em termos de serviços aos utentes dessa região, que considerou de “importante para o País” com mais de 120 mil habitantes.

“Todos os investimentos têm tido como contrapartida a redução da evacuação ou de pressão sobre ao Hospital Central da Praia, prestação de serviço de maior proximidade e resultados visíveis para as pessoas e redução da lista de espera”, congratulou-se.

“Verifica-se que os bons investimentos que temos estado a fazer resultado de cerca de um milhão de contos em equipamentos hospitalares em todos centros de saúde e hospitais regionais e nacionais têm tido um impacto muito grande”, reforço o chefe do Executivo.

Ulisses Correia e Silva, que destacou as obras em curso para o sector da fisioterapia, comprometeu-se em continuar a investir nessa estrutura de saúde conforme as suas necessidades e no sector em si para que Cabo Verde possa continuar a ter cada vez mais “bons níveis de saúde”.

“O sector de saúde já era prioritário, e agora com a pandemia e depois da pandemia vai ganhar ainda mais, não só pela questão da saúde das pessoas, mas porque vê-se hoje muito mais clara a ligação da saúde com a economia. Nós temos que posicionar cabo verde de facto como um país de segurança sanitária, com bons níveis de prestação de serviços aos cidadãos àqueles que nos visitam”, reiterou Correia e Silva.

Na ocasião, aproveitou para endereçar uma mensagem aos profissionais de saúde dessa região e de todo o País, afirmando que o Governo está com eles, e assegurou que vão continuar a fazer “boas apostas”, em particular nesse período “difícil” da gestão da pandemia.

“Eu sei que há muita pressão sobre os profissionais de saúde, muita carga de trabalho e muita tensão, porque são profissionais, mas também são homens e mulheres. É aguentar muito bem esta fase porque nos vamos vencer esta pandemia”, concretizou.

Não obstante, os números de casos terem sido relativamente “muito altos”, informou que há uma tendência para uma “baixa e estabilização”.

“A participação e comportamento de cada um dos cidadãos é fundamental para que possamos baixar ainda mais e ter controlo total sobre a transmissão e avançarmos de uma forma decisiva para podermos também debelar ou pelo menos manter níveis muito baixos e estáveis dessa transmissão de pandemia”, enfatizou o primeiro-ministro.

Conforme informação avançadas pelo director da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), João Baptista Semedo, desde o início da pandemia até 25 de Abril, a região registou 2419 casos positivos, dos quais 2238 já estão recuperados e 48 óbitos.

Relativamente à campanha da vacinação, adiantou que 95 por cento (%) dos profissionais de saúde já receberam as duas doses da vacina, e que 2030 da população com 70 ou mais anos já está vacinada.

Dans la même catégorie