AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan AIP Les sages-femmes et institutrices unissent leurs efforts pour favoriser la scolarisation des jeunes filles AIP REVUE DE PRESSE : Des sujets liés à la politique nationale font la Une des journaux ce jeudi AIP Rupture collective œcuménique du jeûne: Nassénéba Touré prône la solidarité AIP Kandia Camara félicite l’Allemagne pour la dynamique de la coopération bilatérale AIB L’association CAMEG devient une société d’Etat pour consacrer la souveraine du Burkina dans le secteur du médicament AIB Veille citoyenne : Un Chargé de mission rend visite aux »wayiyans »

São Nicolau: Presidente do PAICV diz que a ilha está abandonada e sem investimentos


  17 Mars      24        Politique (25157),

 

 

Tarrafal de São Nicolau, 17 Mar (Inforpress)- A presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, Janira Hopffer Almada, considerou que São Nicolau, à semelhança outras ilhas, está abandonada e sem investimentos.

A líder do maior partido da oposição fez estas considerações terça-feira, em declarações à Inforpress, no âmbito da sua visita a São Nicolau, sublinhando que não houve “investimentos estruturantes” na ilha durante o mandado do actual Governo.

“Vê-se claramente que não há uma visão de desenvolvimento e os sectores estratégicos da economia não receberam efectivamente nada de novo, nenhum investimento nesses cinco anos”, afirmou, referindo-se .a sectores como a agricultura, a pesca e o turismo, que, no seu ponto de vista, deveriam merecer mais atenção do Executivo do MpD.

“A nível da agricultura, nada de novo., Nem a barragem que poderia ser impermeabilizada para servir todo o vale de Fajã, na pesca não houve requalificação do cais como foi prometido e a nível de turismo não se pode falar do sector com apenas um voo semanal”, criticou.

Um outro sector mencionado ao longo da entrevista foi a saúde, que segundo a mesma fonte, necessita de várias intervenções.

“As pessoas ressentem-se da falta de políticas sociais, veja a situação em que está a saúde, as listas de espera que existem, as consultas de especialidade que escasseiam, as evacuações que são dramáticas”, enumerou.

A questão da habitação mereceu igualmente reparo de Janira Hopffer Almada, para quem o sector, que deveria merecer mais intervenções, não recebeu a atenção nos últimos cinco anos..

“Depois de tanto desdenhar o programa Casa para Todos, herança da governação anterior, este Governo vai chegar ao fim do mandato sem uma visão e sem um programa para habitação em Cabo Verde”, denunciou.

A presidente do PAICV, além de visita a alguns espaços na ilha, teve encontros com a população, com o objectivo de auscultar as suas preocupações.

Dans la même catégorie